por 12:00 Cida Borghetti

Cida inaugura usina da Copel em Mato Grosso

A Copel iniciou a operação da Usina Hidrelétrica Colíder, construída rio Teles Pires, no Mato Grosso, entre os municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba. O empreendimento de R$ 2,1 bilhões foi entregue nesta quarta-feira (26) pela governadora Cida Borghetti e o presidente da Copel, Jone Iurk.

A usina tem potência instalada de 300 megawatts, o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 850 mil habitantes. O empreendimento se junta a outros dois que a Copel está concluindo. Também nesta quarta, foi entregue o Parque Eólico Cutia/Bento Miguel, no Rio Grande do Norte, e nesta quinta-feira (27) será comemorado o final das obras da Hidrelétrica Baixo Iguaçu, em Capanema, n o Sudoeste do Paraná.

“Essa expansão de unidades geradoras confirma a capacidade técnica, o potencial econômico e o forte perfil empreendedor da Copel, que é um orgulho dos paranaenses”, afirmou Cida Borghetti. “Esse dinamismo faz da companhia uma referência do setor no Brasil e na América Latina”, afirmou.

COLÍDER – A Usina Hidrelétrica Colíder foi construída na região norte do Mato Grosso, nos municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba. A usina também abrangerá áreas dos municípios de Colíder e Cláudia.

A obra é o primeiro de cinco aproveitamentos hidrelétricos previstos para o rio Teles Pires e faz parte de um projeto de expansão de geradoras na área da bacia do rio Tapajós, um dos principais afluentes do rio Amazonas. A usina tem barragem com 1.526 metros de comprimento na crista e 40 metros de altura máxima. O lago artificial, também denominado reservatório, tem 171,7 km².

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com