Written by 16:30 Cida Borghetti, Oeste, Paraná

Cida autoriza R$ 7,7 milhões e áreas rurais de 143 cidades vão receber água encanada

A governadora Cida Borghetti autorizou nesta terça-feira, 3, R$ 7,7 milhões para instalação de água encanada em comunidades rurais de 143 municípios. Os recursos fazem pare do programa Água no Campo que instala poços artesianos em áreas isoladas.
Através do Instituto Águas do Paraná, 100 poços foram perfurados no Estado. Para esta edição estão previstas mais 252 escavações. “É um programa que mostra que o Governo do Paraná tem um olhar para as pessoas que vivem nas pequenas cidades, em especial aquelas que moram em regiões rurais afastadas, que não têm tanto acesso aos serviços públicos como aquelas que vivem em grandes cidades”, disse Cida.

Cada município receberá um ou dois poços artesianos, dependendo da necessidade. Em Nova Aurora, no Oeste do Estado, o Governo do Paraná fará perfurações nas comunidades de Marajó e Palmitópolis, que, juntas, concentram cerca de 2 mil pessoas – quase 20% da população da cidade.

Em Marajó, segundo o prefeito Pedro Leandro Neto, chega a faltar água em época de seca e a população sofre com isso. “Agora, com esse poço, vamos mudar a realidade do local. Uma área pobre com água se transforma e fica rica, gerando desenvolvimento e qualidade de vida”, disse ele.

Já as famílias de Palmitópolis, de acordo com o prefeito, precisam da água na agricultura. Como não há no local, os moradores costumam buscá-la em comunidades vizinhas. “A partir da perfuração, vamos aproximar o ponto de abastecimento das pessoas, o que vai agilizar todo o processo e gerar mais desenvolvimento econômico”, disse ele.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close