Escrito por 12:01 Cida Borghetti, Política

Cida anuncia ampliação do centro de produção de medicamentos da Tecpar em Ponta Grossa

Cida anuncia ampliação do centro de produção de medicamentos da Tecpar em Ponta Grossa
Compartilhe

A vice-governadora Cida Borghetti anunciou neste domingo, 25, a ampliação do centro de produção de medicamentos do Tecpar em Ponta Grossa. Serão investidos R$ 35,9 milhões do Ministério da Saúde para produzir medicamentos sintéticos que abastecerão o SUS. Entre os medicamentos, remédios para controle da pressão arterial e contra os cânceres de mama e de próstata. “A produção desses medicamentos vai abastecer o Brasil e impactar diretamente na vida das pessoas. Ponta Grossa entra para o mapa nacional de produção de medicamentos com esta parceria entre o Tecpar, o Ministério da Saúde e UEPG”, disse Cida Borghetti.

Ainda no domingo, Cida inaugurou a primeira parte da modernização do centro de medicamentos. “O Governo do Paraná está investindo e buscando parcerias em inovação e tecnologia para ser referência nacional”, disse Cida, que destacou ainda a unidade do Tecpar de Maringá, que entregará seu primeiro lote de produtos para câncer de mama ainda neste mês.

Cida mencionou também a recém-inaugurada base do serviço aeromédico em Ponta Grossa. “Abrimos a semana aqui em Ponta Grossa com a implantação do aeromédico e hoje mais este investimento que está consolidado a área da saúde em todo o município”, disse.

A nova estrutura do centro de produção, na UEPG, terá escala industrial, com capacidade de produção de 200 milhões de comprimidos e 100 milhões de cápsulas por ano. A expectativa é que gere um faturamento de R$ 200 milhões por ano.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o início da produção na unidade do Tecpar a previsão é a redução de 30 % nos preços dos remédios no mercado. “É a oportunidade da cidade se transformar em um polo de fabricação de medicamentos no país”.

Close