Escrito por 09:10 Chico Brasileiro, Destaques, Foz do Iguaçu, Segurança e Policial

Chico Brasileiro implanta programa Compliance contra a corrupção

Compartilhe

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) implantou desde 2017 uma série de medidas e procedimentos anticorrupção na prefeitura de Foz do Iguaçu, entre elas, está o Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública Municipal. O programa aprovado pela Câmara Municipal em 2019, além do combate à corrupção, trata da transparência e controle social dos órgãos municipais. São “procedimentos internos de prevenção, detecção e correção de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta”.

“A iniciativa propõe ao gestor público condições de transformar o Município em um lugar comprometido com a ética e a integridade, valorizando as ações preventivas e o efetivo combate à corrupção. Também é uma contribuição para a eficiência administrativa dos serviços públicos e um legado para o Município de Foz do Iguaçu”, explicou Chico Brasileiro.

Os principais objetivos do programa são: adotar princípios éticos e normas de conduta e certificar seu cumprimento; estabelecer um conjunto de medidas de forma conexa, visando prevenir possíveis desvios na entrega à população dos resultados esperados dos órgãos e entidades da administração pública; fomentar a cultura de controle interno da administração, na busca contínua por sua conformidade.

Criar e aprimorar a estrutura de governança pública, riscos e controles da Administração Pública Municipal; fomentar a inovação e a adoção de boas práticas de gestão pública; estimular o comportamento íntegro e probo dos servidores públicos municipais; proporcionar condições e ferramentas voltadas à capacitação dos agentes públicos no exercício do cargo, função ou emprego; estabelecer mecanismos de comunicação, monitoramento, controle e auditoria; e assegurar que sejam atendidos, pelas diversas áreas da organização, os requerimentos e as solicitações de órgãos reguladores de controle, corroborando para a transparência das ações na cidade.

Chico Brasileiro também reconhece a importância da transparência para a credibilidade da cidade. “No passado Foz do Iguaçu foi notícia nacional por causa da irresponsabilidade de antigos gestores, hoje mudamos esse cenário”, disse o prefeito. Segundo ele, seu governo é norteado pela ética, transparência, eficiência e austeridade.  “Estes serão os princípios e valores que temos como garantia. Estamos deixando um marco positivo na nossa história, para que as pessoas de fora vejam a seriedade de nossa cidade”.

Close