por 10:04 Chico Brasileiro, Destaques, Foz do Iguaçu, Obras e infraestrutura

Chico Brasileiro ‘azeita máquina’ para obras nos bairros e no centro de Foz do Iguaçu

A primeira semana do segundo mandato do prefeito Chico Brasileiro foi um turbilhão de trabalho em Foz do Iguaçu. No mesmo compasso que vistoriou algumas obras em andamento e acompanhou os processos daquelas à licitar nos próximos dias, o prefeito e o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, montaram a nova equipe de governo com algumas mudanças e orientações.

“A população quer saber do andamento das obras, das novas já apontadas no plano de governo, do atendimento na saúde, especialmente do combate à covid, e de quais ações que a prefeitura vai implementar para a retomada da economia. Essas são as nossas principais preocupações. A composição do novo governo espelha essa dinâmica, que os serviços cheguem com mais qualidade na ponta”, disse Chico Brasileiro.

As obras, segundo o prefeito, não pararam nem durante a campanha eleitoral e entre dezembro, janeiro, fevereiro e março estão sendo retomadas aquelas que não foram iniciadas em função da pandemia. “São obras nas áreas de educação, saúde, mobilidade urbana, meio ambiente que estão asseguradas no orçamento participativo e escolhidas pelos próprios moradores dos bairros”.

Pacote de obras – Chico Brasileiro deve assinar nos próximos dias junto a Caixa Econômica Federal o financiamento de R$ 60 milhões para execução de várias obras. Entre elas, a construção de um Cmei (creche) e uma escola na Gleba Guarani, uma unidade de saúde no Jardim Alvorada e um complexo esportivo na Vila C.

Na lista estão ainda a implantação de ciclovia na avenida JK e do Parque Linear do Arroio Monjolo, drenagem do Rio Poty, construção da Ponte da rua Jorge Sanwais, a conclusão da Avenida João Paulo II, até a Avenida Cataratas, a abertura das avenidas Pedro Basso, Carlos Gomes, Safira, Florianópolis e da rua Jorge Sanwais até o Jardim Copacabana e a pavimentação da Estrada Rural Iguaraçu.

“As obras, além de trazer bem estar para a população, significa empregos tão urgentes e necessários para este momento”, diz o prefeito. Num rápido levantamento, as obras públicas municipais, estaduais e federais abriram e estão abrindo frentes de trabalho com mais de três mil empregos. Além das obras da prefeitura, nos próximos dias inicia a construção da Avenida Perimetral Leste e até abril, a duplicação da Avenida das Cataratas. 

Casas – Ainda nesta semana, Chico Brasileiro participou do sorteio de 288 apartamentos do Residencial Boicy II e em breve vai sortear mais 288 para o Boicy I. “Estes sorteios somam-se aos 340 imóveis do Residencial Angatuba que entregamos recentemente e que também estão localizados na região de Três Lagoas”.

O prefeito vai entregar nos próximos dias, 40 casas do condomínio do idoso, 25 casas construídas em parceria com Itaipu e a Cohapar abriu canteiro de obras para construção de mais 100 casas que serão entregues até agosto deste ano.

Parceria – Ainda nesta semana, Chico Brasileiro recebeu em seu gabinete a visita do general Joaquim Silva e Luna, presidente da Itaipu Binacional, principal parceira das obras estruturantes na cidade. Em seguida, o prefeito se reuniu com técnicos da binacional e elencaram um pacote de projetos e obras nas áreas de turismo, meio ambiente, entre outras áreas.

Somente neste ano, o prefeito vai entregar nove obras custeadas pela Itaipu, entre elas, o Mercadão Municipal, o hemonúcleo, a duplicação do acesso ao aeroporto internacional, a ampliação da pista do terminal e o centro integrado de policiais.

“Os dias estão sendo curtos, mas fomos reeleitos para isso: trabalhar, e muito, por Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro que em 2022, vai entregar outro pacote de obras estruturantes, entre as quais, a ponte sobre o rio Paraná (entre o Porto Meira e a cidade paraguaia de Presidente Franco), a Perimetral Leste e a duplicação da Avenida das Cataratas.

Fechar