por 00:56 Sem categoria

Chamada Geral debate transporte no Mercosul

Chamada Geral debate transporte no Mercosul

Qual é a importância dos transportes para um país? E para um bloco regional político-econômico? Como as organizações de trabalhadores pensam e influenciam a organização da economia no plano dos transportes? Essas questões serão debatidas na Chamada Geral pela Integração Latino-Americana nesta sexta-feira (6), a partir das 9h, no Instituto São Cristóvão, no painel Transporte – ferramenta indispensável para integração do Mercosul.

A mesa será coordenada pelo Instituto São Cristóvão, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Entre os participantes estarão Gabriel Mocho Rodriguez, da Argentina, coordenador regional de educação da ITF; Francisco Torrealba, da Venezuela, deputado nacional e coordenador da ITF; Ricardo Frecia, da Argentina, presidente da Seção de Aviação Civil da América Latina e Caribe; Omar José Gomes, do Brasil, presidente da CNTTT; José Calixto Ramos, do Brasil, presidente nacional da NCST e CNTI; Epitácio Antonio dos Santos, do Brasil, presidente da NCST-PR, Fetropar e do Instituto São Cristóvão; e Samuel Gomes, do Brasil, presidente da Ferroeste.

Quatro temas serão debatidos no painel: transportes na fronteira; o papel da ferrovia na integração da América Latina; o papel dos sindicatos do transporte na integração regional; e transporte: ferramenta indispensável para a integração dos povos.

 “Em 1973, no Chile, uma greve nacional da Associação dos Donos de Caminhões, financiada pela CIA, ajudou a derrubar o presidente Salvador Allende. A articulação dos trabalhadores poderia ter evitado tal crise, e a queda de Allende. Há meses o Brasil está refém da caótica situação da aviação civil, por conta da falta de solução à greve dos controladores de vôo”, disse Epitácio Antonio dos Santos.

“Após a apresentação dos temas será aberto o debate entre os participantes e convidados. Na parte da tarde está programada a  discussão de algumas moções, acerca dos temas levantados durante o painel, que serão levadas às esferas governamentais relacionadas aos transportes na América Latina”, completa Santos.

Serviço

Chamada Geral pela Integração Latino-Americana
Painel: Transporte – ferramenta indispensável para a integração dos povos
Local: Auditório Omar José Gomes – Instituto São Cristóvão.
Endereço: Rua Professor Doutor Pedro Ribeiro Macedo da Costa, 694 – Vila Izabel – Curitiba- PR
Horário: 9h
Mais informações: 3015-3300 / 9936-9636 – www.institutosc.org.br

Fechar