por 17:05 Foz do Iguaçu, Saúde

Centro de Especialidades Médicas de Foz do Iguaçu ganha ambulatório para acompanhar gestações de alto risco

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Foz do Iguaçu passou a oferecer atendimento exclusivo a mulheres com gestação de alto risco. O ambulatório conta com um obstetra e um auxiliar de enfermagem exclusivo para as consultas. 

As pacientes serão encaminhadas por meio dos médicos e enfermeiros do programa Saúde da Família, que farão o agendamento via sistema, de acordo com a complexidade dos casos, com frequência semanal, quinzenal ou mensal. 

Segundo Elisandra de Araujo, gerente técnica do CEM, entre os equipamentos à disposição para as consultas estão o ultrassom e o cardiotocógrafo. Com a mudança, os atendimentos relacionados a esses casos saem das Unidades Básicas de Saúde e passam a ficar centralizados. 

“São aparelhos que o médico terá à disposição no consultório e ajudarão a monitorar a situação dos casos e fazer o acompanhamento conforme a necessidade. Com essa alteração, mantemos o objetivo de organizar a rede”, afirma.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo, a mudança vai permitir um melhor acompanhamento das gestações de alto risco. “O objetivo é fazer com que essas mulheres sejam atendidas de forma mais humanizada, mais próxima, além de facilitar o acesso a esses equipamentos que são fundamentais para o acompanhamento destes casos e, assim, minimizar os riscos para as mães e os bebês”, comenta

Fechar