Arquivos

Categorias

CELSO NASCIMENTO E A CRISE DE BETO RICHA

O colunista da Gazeta do Povo Celso Nascimento, que por muitos anos figurou no topo da lista de favoritos de Beto Richa (PSDB) e a trupe do Palácio 29 de Março, colocou o dedo na ferida aberta nas denúncias de caixa 2 e de suposta compra de apoio político de dissidentes do PRTB, na reeleição do prefeito de Curitiba em 2008. Nascimento revela a estratégia furada do comitê "anti crise" montado por Richa, que só fez aumentarem as suspeitas. Confiram:

Amanhã, 21, completa exatamente um mês que a Gazeta do Povo e o programa Fantástico da Rede Globo trouxeram a público o conteúdo de um vídeo que colocou sob suspeita a higidez da última campanha de Beto Richa: nele, dinheiro era visto sendo entregue por pessoa de confiança do prefeito a filiados do PRTB que desistiram de se candidatar a vereador para apoiar a reeleição de Richa, já que o partido se coligara com outro.

O conjunto da obra mostrava indícios de caixa 2 – crime eleitoral punível até com a perda do mandato dos políticos que se beneficiam desse tipo de ilegalidade contábil. Não parece ser o caso de Richa, pois a denúncia só apareceu quando estavam esgotados os prazos legais em que deveria ser formalizada na Justiça Eleitoral.

Se, para alívio de Beto Richa, o problema, portanto, não chegará a tanto, serviu-lhe por outro lado para perceber que, primeiro, não pode cometer erro tão crasso na condução de uma campanha e, segundo, que precisa ter uma estrutura melhor preparada para enfrentar eventuais dificuldades do gênero que possam surgir em futuras campanhas eleitorais.

O prefeito agora está na Itália, em férias, de cabeça mais fria. Imagina-se (embora não se possa ter certeza!) que já tenha chegado à primeira e mais óbvia conclusão – a de que é feio, perigoso e prejudicial se envolver com gente capaz de tomar decisões políticas a troco de R$ 1.600,00 ou na esperança mercenária de ganhar empreguinho público transitório.

LEIA MAIS