Arquivos

Categorias

Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a conquistar a ISO 14001

Curitiba, 06 de janeiro de 2023 - Central de Abastecimento (Ceasa), localizado no bairro Tatuquara, em Curitiba.

A unidade de Curitiba da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) é a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras.

A Ceasa atua em abastecimento com segurança alimentar, atendendo também a legislação e outros requisitos aplicáveis neste setor, além de prevenir a poluição e demais impactos adversos ao meio ambiente, praticando a responsabilidade socioambiental nas comunidades onde está inserida. O programa foi implantado inicialmente na Ceasa Curitiba. Na sequência as ações também devem ser estendidas para as outras quatro unidades atacadistas da empresa em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Esse trabalho na unidade Curitiba vem sendo desenvolvido mais intensamente nos últimos dois anos, quando iniciamos o processo de busca da ISO 14001. Recebemos visitas periódicas dos auditores que acompanharam esses trabalhos, resultando agora nessa certificação”, explica Éder Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná. “As ações de conscientização ambiental, evitando também o desperdício de alimentos, têm forte participação dos produtores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa e também colaboram com esses trabalhos”.

No início deste ano, a Ceasa Curitiba passou por uma auditoria interna, seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT. “A averiguação é uma fase importante e preparamos a empresa para essa etapa, que identificou possíveis lacunas no sistema de gestão ambiental e as revisões necessárias, que foram realizadas”, diz João Luiz Buso, diretor administrativo-financeiro da Ceasa Paraná.

A ISO 14001 é uma norma que permite às empresas estabelecerem ou aprimorarem um Sistema de Gestão Ambiental, possibilitando que se desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente e mudança em relação a condições ambientais e culturais. “Além disso, possibilita também ações voltadas à sustentabilidade, cadeias de valor, ciclo de vida, entre outros”, explica Buso.

Fonte: AEN PR / Foto: Roberto Dziura Jr/AEN