por 12:27 Cascavel, Destaques, Leonaldo Paranhos, Oeste do Paraná

Cascavel terá primeira ‘praça inclusiva’ do oeste do Paraná

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), anunciou nesta quarta-feira, 27, o início das obras do Espaço Inclusivo – espaço, praça, lúdico e de lazer para pessoas com autismo, entre outras com alguma deficiência. “Queremos incluir todas as pessoas no planejamento da cidade, esses espaços são necessários para que todos desfrutem do direito ao lazer”, disse.

O espaço será construído na antiga área do Teatro Barracão, no Lago Municipal. A obra está em fase inicial. Serão investidos R$ 415,4 mil, recursos do Ministério do Turismo e articulados pelo deputado estadual Marcio Pacheco (PDT).


“A praça inclusiva é um espaço adaptado para atender adequadamente às pessoas com autismo, com dificuldades de mobilidade, para aquelas pessoas que fazem o uso de cadeiras de rodas e ainda para deficientes visuais e auditivos e demais pessoas com deficiência. A implantação desse espaço torna Cascavel a cidade pioneira no oeste do Paraná”, reiterou Paranhos.

Entidades como a Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais), a Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), a Associação Olhar Down, a Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) e o Paradesporto de Cascavel, participaram do desenvolvimento do projeto.

“O governo está focado em proporcionar qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão para a população. Me alegra muito saber que as crianças que possuem algum tipo de deficiência terão os brinquedos adaptados, apropriados e seguros para elas. Esse espaço é para todos e estará equipado para atender todas as deficiências”, afirmou Paranhos.

Fechar