Cascavel terá primeira ‘praça inclusiva’ do oeste do Paraná

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), anunciou nesta quarta-feira, 27, o início das obras do Espaço Inclusivo – espaço, praça, lúdico e de lazer para pessoas com autismo, entre outras com alguma deficiência. “Queremos incluir todas as pessoas no planejamento da cidade, esses espaços são necessários para que todos desfrutem do direito ao lazer”, disse.

O espaço será construído na antiga área do Teatro Barracão, no Lago Municipal. A obra está em fase inicial. Serão investidos R$ 415,4 mil, recursos do Ministério do Turismo e articulados pelo deputado estadual Marcio Pacheco (PDT).


“A praça inclusiva é um espaço adaptado para atender adequadamente às pessoas com autismo, com dificuldades de mobilidade, para aquelas pessoas que fazem o uso de cadeiras de rodas e ainda para deficientes visuais e auditivos e demais pessoas com deficiência. A implantação desse espaço torna Cascavel a cidade pioneira no oeste do Paraná”, reiterou Paranhos.

Entidades como a Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais), a Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), a Associação Olhar Down, a Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) e o Paradesporto de Cascavel, participaram do desenvolvimento do projeto.

“O governo está focado em proporcionar qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão para a população. Me alegra muito saber que as crianças que possuem algum tipo de deficiência terão os brinquedos adaptados, apropriados e seguros para elas. Esse espaço é para todos e estará equipado para atender todas as deficiências”, afirmou Paranhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ponta Grossa volta a exigir máscaras

A prefeitura de Ponta Grossa voltou a obrigar o uso de máscaras contra a covid-19 em ambientes abertos. O uso do artefato foi suspenso desde 1º de novembro. As novas medidas – uso de máscara, distanciamento social e a higiene das mãos – contra o coronavírus já estão valendo.

Iguaçuenses celebram o retorno do Natal ao Gramadão de Itaipu, na Vila A

Atrações circenses, balonismo, roda-gigante, música sinfônica, brinquedos, Papai Noel, decorações natalinas com árvore gigante, além de um belo pôr do sol, marcaram no sábado (4) a reabertura do Gramadão à comunidade de Foz do Iguaçu, após pouco mais de um ano de obras de revitalização.

A festa, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, deu início à programação do Natal de Águas e Luzes neste que é um dos espaços de lazer mais procurados pelas famílias iguaçuenses. O ponto alto foi a apresentação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, que emocionou os presentes com um repertório formado por músicas clássicas, populares e natalinas. Os músicos voltam a se apresentar no local neste domingo (5), às 20 horas.

A cerimônia contou com a participação das principais autoridades do município, que enalteceram o espírito de união entre as instituições organizadoras do Natal de Foz de Iguaçu: Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz, Fundo Iguaçu e parceiros locais. O evento foi pensado para ser um presente à população após quase dois anos de pandemia.

Foto: reprodução