Escrito por 10:10 Sem categoria

Cascavel Rosa começa hoje (28)

Compartilhe

O lançamento da programação oficial do movimento Cascavel Rosa, que busca aproximar da população a discussão sobre o câncer e as suas consequências, acontece nesta sexta-feira (28).

A abertura será às 19h30, no auditório da Unipar de Cascavel, com a palestra “Prevenir é o Alvo”, com Tania Mary Gomes. Os ingressos custam R$ 5,00, no próprio local ou com voluntários do movimento.

Durante o evento serão realizadas apresentações artísticas e feito sorteio de brindes aos participantes. A organização prepara ainda outras surpresas ao público.

De acordo com a presidente do movimento Cascavel Rosa, Simone Braga Côrtes, a palestra de Tania é reveladora. “Pela sua experiência dramática com a doença, ela proporciona uma lição de vida, mostrando que não adianta baixar a cabeça diante da enfermidade, aliás, isso é muito pior, porque aí sim é que a pessoa sofre mais, bem como a família e os amigos”, destaca.

Além da programação desta sexta-feira, outros eventos estão programados para serem desencadeados ao longo do mês de outubro.

PROGRAMAÇÃO

Neste sábado (29/10), no Calçadão da Avenida Brasil, a partir das 9h, acadêmicos da Unipar e da Unioeste de Cascavel vão informar a população sobre os riscos da doença, fazendo consultas, orientando sobre sintomas e explicando como proceder com o autoexame. A ação será desencadeada até as 15h.

Uma das atrações é um ônibus da Viação Garcia caracterizado com as cores do movimento. Na ocasião, voluntários estarão vendendo as camisetas do Cascavel Rosa, bem como os outros produtos da campanha.

No dia 8 de outubro, uma segunda-feira, será realizado o Dia da Cidadania e da Saúde, uma iniciativa do Cascavel Rosa em parceria com o Lions Clube, também no Calçadão da Avenida Brasil. Haverá ações educativas, exames de diabetes, orientação à população e palestras, das 9h às 17h.

A Caminhada e um flashmob estão agendados para o dia 21 de outubro, a partir das 10h, na Avenida Brasil. Pessoas que sofrem ou sofreram com câncer serão homenageadas com seus nomes escritos em um adesivo que será afixado nas camisetas que os voluntários vão vestir durante o evento.

O encerramento será realizado no dia 24 de outubro, com o Jantar Rosa, que será realizado no Tuiuti Esporte Clube, a partir das 20h30.

AÇÕES SIMULTÂNEAS

Durante o mês de outubro, Cascavel estará caracterizado com a cor rosa. Mais de 60 estabelecimentos comerciais utilizarão essa cor em suas vitrines e fachadas e outros vão usar a camiseta do movimento como uniforme dos funcionários. Além disso, monumentos e cartões-postais da cidade serão iluminados com o rosa, cor que estará presente em supermercados, farmácias, empresas de seguro, bancos e outros.

Os voluntários farão orientações em escolas e empresas sobre os perigos do câncer, inclusive com apresentação de teatro infantil. Em data a ser definida, alunos do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira farão um abraço simbólico ao colégio, com os alunos vestidos de rosa.

No dia 20 de outubro, o Rotaract fará uma ação no Shopping JL falando sobre o câncer e apoiando a campanha. Empresas que tiverem interesse em receber a visita do Cascavel Rosa devem buscar informações na Unipar: as palestras são gratuitas.

Close