Arquivos

Categorias

Cascavel pode mais

evandro-roman*Evandro Roman

O processo eleitoral que finda agora merece algumas reflexões que apontem para o amadurecimento das relações políticas e o resgate da respeitabilidade dos homens públicos.

Inicialmente, enaltecer e parabenizar todos aqueles que se propuseram a pôr a foto e o número em um “santinho” e enfrentar o justificado mau humor do eleitorado com a política. Deram a cara para bater. São agentes fundamentais da democracia.

Enaltecer também o eleitor que foi as urnas, que se interessou no processo, que buscou informações sobre os candidatos e depositou um voto refletido.

Engrandecer o gesto civilizado e republicano do prefeito eleito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que ato contínuo ao resultado, preocupou-se em externar seus cumprimentos para cada um dos concorrentes.

É possível construir um relacionamento cordial e respeitoso entre os adversários quando o espírito público está na frente das desavenças, das diferenças partidárias e das vaidades pessoais.

A lamentar, os previsíveis ataques com impressos caluniosos, sintoma da velha política, algo que precisa ser extirpado das campanhas eleitorais na Capital do Oeste.

Cascavel não pode mais conviver com o debate rasteiro, em que “sacolas de denúncias” surgem somente no período eleitoral, carregadas por agentes do passado, fabricantes de dossiês, processos que enojam o eleitor e afastam os homens e mulheres do bem do mundo da política.

Tudo indica que o eleitor repudiou esta prática, e manifestou sua indignação nas urnas.

Desejar ao prefeito eleito que mantenha a postura de humildade e conciliação, mas também a firmeza compromissada em campanha para uma administração sem desperdício e sem corrupção.

Para que os homens públicos voltem a ser respeitados, é preciso que ofereçam o respeito. Mãos à obra! Cascavel pode mais!

*Evandro Roman, doutor em Educação Física, foi arbitro da Fifa e secretário de Estado dos Esportes. É deputado federal pelo PSD.