por 17:06 Sem categoria

CARLOS MINC É O NOVO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

O deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Carlos Minc, é o novo ministro do Meio Ambiente, em substituição a senador Marina Silva. A informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (14). Minc está em Paris, em missão oficial, informou a Gazeta do Povo Online.

LEIA MAIS

por 17:04 Sem categoria

Carlos Minc é o novo ministro do Meio Ambiente

Carlos Minc é o novo ministro do Meio Ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou na tarde desta quarta-feira (14) que quer o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, frente do Ministério do Meio Ambiente. Lula disse que já havia pedido para uma pessoa amiga falar com Minc, e que fará o convite ele mesmo, ainda esta tarde, por telefone.

Minc está em Paris, em missão oficial. Na terça-feira (14), a assessoria do governo do Rio de Janeiro havia informado imprensa que Lula havia telefonado para o governador Sérgio Cabral, perguntando se poderia ceder seu secretário para o governo federal. Até esta quarta pela manhã, no entanto, o Planalto não confirmava a informação.

Lula admitiu que o ex-governador do Acre Jorge Viana esteve no Palácio do Planalto hoje de manhã, mas negou que tenham tratado sobre possível convite para que ele substituísse Marina Silva. Segundo Lula, os dois conversaram sobre outros assuntos.

Minc: um ativista ecológico

Confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo titular do Ministério do Meio Ambiente, no lugar de Marina Silva que pediu demissão ontem (13), o atual secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc é um dos fundadores do Partido Verde. Na década de 1990, Minc trocou de partido e foi para o PT Antes de assumir a secretaria do governo Sérgio Cabral, Minc estava no sexto mandato consecutivo como deputado estadual.

A gestão de Minc frente da secretaria de Ambiente do Rio é conhecida pela recuperação do passivo ambiental do estado acumulado em gestões anteriores. Entre as iniciativas da gestão Minc, estão a descontaminação do terreno da Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a instalação de aterros sanitários em substituição aos lixões, projetos de descontaminação da Baía de Guanabara e, principalmente, a agilidade na aprovação de licenciamentos ambientais para grandes obras, inclusive empreendimentos da Petrobras.

Professor-adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Minc foi ligado ao movimento estudantil. Foi preso pela ditadura militar em 1969 e ficou 10 anos exilado – passando por Cuba, Chile, França e Portugal – até a volta ao país após a anistia.

Sua carreira política é marcada pelo ativismo ecológico. Em 1989 recebeu o Prêmio Global 500, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a pessoas que se destacam na luta pela defesa do meio ambiente.

Em seu página na internet, Minc diz que já teve cerca de 150 leis aprovadas e que sua atuação parlamentar abrange temas como a defesa do meio ambiente, segurança pública, saúde no trabalho, ética na política e fiscalização do orçamento e da execução orçamentária.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com