por 09:57 Sem categoria

Candidatos a prefeito participarão de três debates

Politica  
Candidatos a prefeito participarão de três debates

O primeiro enfrentamento ao vivo será no dia 15 de agosto, pela TV Tarobá, e o último, no dia 2 de outubro, na TV Cataratas

Mônica Cristina Pinto

Além da propaganda eleitoral que começa a ser veiculada no dia 19 de agosto, o eleitor poderá conferir as propostas dos seis candidatos à prefeitura de Foz através de debates e séries de entrevistas que as três emissoras de canal aberto de televisão pretendem fazer até outubro.

Ao todo serão três debates ao vivo e duas séries de reportagens com os pleiteantes. A primeira série de entrevistas começa hoje, na TV Tarobá, no programa Primeira Hora, às 6h45. De acordo com o gerente-geral da emissora em Foz, Luiz Carlos Artmann, o primeiro a participar de um quadro de dez minutos será o candidato Sidnei Silva Prestes, do PSDC.

Amanhã será a vez do candidato pelo PSOL, José Elias Aiex Netto. Reni Pereira, da Coligação Respeito por Foz (PTN, PSDB, PSC, PSB, PTdoB e ainda o PTB, que está sob análise da Justiça Eleitoral), será o entrevistado da quarta-feira, dia 23. Samis da Silva, da Coligação União de Verdade (PMN, PSL, PTC, PMDB, PRP, PV, PR, PRTB e PRB), participará da série de reportagens na quinta-feira, dia 24.

O candidato a ser entrevistado na sexta-feira, dia 25, é Dilto Vitorassi, que disputa a eleição pelo PT. O atual prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, que busca a reeleição pela Coligação Verdade e Progresso (DEM, PP, PPS, PC do B e PHS, sem contabilizar a aliança do PTB), fechará a série da emissora no sábado.

Conforme Luiz Artmann, a TV Tarobá, afiliada da Rede Bandeirantes, fará dois debates com os candidatos a prefeito, o primeiro no dia 15 de agosto e o segundo em 26 de setembro. De acordo com o gerente da emissora, todos os candidatos, por meio de suas assessorias, já concordaram em participar do embate, que acontecerá às 22 horas. As regras e critérios para perguntas, respostas, tréplicas e réplicas ainda serão definidos com representantes da emissora e assessores.

A TV Cataratas, afiliada da Rede Globo, será a outra emissora a realizar debates entre os candidatos, visando a dar uma oportunidade a mais de o eleitor iguaçuense escolher o que possui as melhores propostas para o município. Conforme a coordenadora de jornalismo da TV, Dina Oro, participarão todos os candidatos com representação no Congresso Nacional. Esse critério poderá excluir do debate o candidato Sidnei Silva Prestes, uma vez que o PSDC não conta com representantes nem no Senado nem na Câmara de Deputados.

A Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, não deverá fazer debates neste primeiro turno das eleições no estado, conforme afirmou ontem o gestor de jornalismo da rede, Carlos Delgado. Com isso, os municípios com menos de 200 mil eleitores — caso de Foz do Iguaçu e Cascavel, por exemplo — ficarão sem o enfrentamento direto entre os candidatos na sua programação pela emissora. Entretanto, Delgado antecipou ontem à reportagem de A Gazeta do Iguaçu que a emissora vai abrir espaço para uma série de reportagens elucidativas sobre os candidatos e suas propostas.

(www.gazeta.inf.br)

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com