Escrito por 23:05 Sem categoria

Caminhada até Syngenta encerra Jornada de Educação na Reforma Agrária

Compartilhe

Nesta quinta-feira (30), ás 15h será realizado o encerramento da 1ª Jornada de Educação na Reforma Agrária do Paraná, com o lema "Todas e Todos Sem Terra Estudando". O encontro teve início no último domingo (26), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel (PR). A atividade começa com uma marcha dos três mil participantes da Jornada até a área da Syngenta, em Santa Tereza do Oeste. O local foi desapropriado em de novembro pelo governador Roberto Requião e abrigará um centro de ensino e pesquisa em agroecologia. Ao chegarem à área, os camponeses farão o plantio de uma araucária, simbolizando a Jornada de Educação, reafirmando a luta pela educação, o resgate das sementes e a preservação da biodiversidade.

O evento será finalizado com a celebração da conquista do campo de experimento de transgêncios pela Via Campesina, que em março desse ano montou acampamento no local, tornando a área livre de transgênicos.

Antes do encerramento, acontece o Ato de Formatura de 200 educandos e educandas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que receberão a certificação da Secretaria de Educação de Rio Bonito do Iguaçu (PR), por concluírem a primeira etapa do ensino fundamental.

O evento conta com a presença do coordenador de Educação do Campo e representante do Ministério da Educação, Antonio Maragon, o prefeito de Cascavel, Lísias de Araújo e o secretário de Educação e vice-prefeito da cidade, Tomé Vander Piaia, além de representes da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e autoridades da região.

Close