por 18:08 Ademar Traiano, Alexandre Curi, Curitiba, Destaques, Luiz Claudio Romanelli

Câmara Municipal de Curitiba vai adotar Libras nas transmissões das sessões

A transmissão das sessões Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) é um dos exemplos que a Câmara Municipal de Curitiba vai usar das ações da Assembleia Legislativa que ampliaram a comunicação com os paranaenses, além dos programas que agilizam e melhoram o processo legislativo.

Os modelos foram apresentados nesta terça-feira, 20, pelo presidente Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro-secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB) aos dirigentes do legislativo municipal.

Segundo Romanelli, a Libras, por exemplo, adotada desde agosto de 2019, garante o acesso aos deficientes auditivos às atividades  do legislativo. “Desde que transmitimos a primeira sessão em Libras, em 5 de agosto de 2019, conseguimos estender o acesso a um número maior de paranaenses,  tanto na TV Assembleia quanto nos canais de comunicação nas redes sociais”, explica.

O deputado esclarece que a iniciativa faz parte de convênio firmado entre a Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) e a Assembleia, que permite o acompanhamento de todas as sessões, reuniões de comissões, entrevistas e programas de entretenimento, dentre outros.

Participaram da reunião o presidente Tico Kuzma (Pros), o vice-presidente Alexandre Leprevost (SD), a primeira-secretária Flávia Francischini (PSL) e o quarto-secretário, Mauro Ignácio (DEM).

Fechar