0 Shares 250 Views

Câmara de Vereadores promove homenagem aos garis de Foz do Iguaçu

16 de maio de 2013
250 Views

garis foz

A Câmara de Vereadores promoveu, no Dia Nacional do Gari (16 de maio), uma homenagem aos trabalhadores de Foz do Iguaçu. Para representar a categoria foi escolhido o gari Valmir Santos da Cruz. O ato, proposto por Luiz Queiroga, foi aprovado por unanimidade no último dia 9.

“Muitas vezes as pessoas só dão valor ao trabalho de vocês quando ele se faz ausente. Então, refleti sobre esta Casa de Leis marcar a data, reconhecendo o relevante serviço que vocês prestam à sociedade”, enfatizou. O presidente da Câmara, Zé Carlos, também enalteceu o trabalho desenvolvido pela categoria.

“É com imensa satisfação que os recebemos nesta Casa. Esta homenagem é plena e seu reconhecimento incontestável. Os agentes de limpeza urbana têm um papel estratégico e primordial para cada cidadão, para a nossa cidade. Parabéns a todos e todas trabalhadoras”, pontuou.

Após a entrega da placa, Valmir Santos da Cruz proferiu algumas palavras de agradecimento. “É muito gratificante receber essa homenagem. Isso vem nos encher de orgulho e satisfação, porque fazemos parte de um trabalho tão importante para a cidade. Os garis são todos guerreiros, trabalhadores. Essa homenagem vale do mais que dinheiro, vale muito”, explanou.

A homenagem levou dezenas de colegas de trabalho de Valmir ao plenário da Câmara, entre eles gerentes administrativos e encarregados de campo da empresa Vital que presta o serviço de limpeza pública à cidade.

Valmir relata que a profissão surgiu por acaso. Na época, há quase dez anos, ele estava desempregado e com um filho pequeno para criar. Daí surgiu à indicação do trabalho e ele não pestanejou. O trabalho é árduo. “Temos que realizar nosso trabalho faça chuva ou sol, enfrentamos todas as dificuldades climáticas. São mais de 20 km por dia. Enfim, é gratificante este reconhecimento”, destacou.
Origem

O nome profissional de gari é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial, em 1876. Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo ficaram conhecidos como a “turma do Gari” ou simplesmente, Garis.

Produção de Lixo

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, cerca de 90 milhões de toneladas de lixo por ano, cerca de 250 mil toneladas por dia. Cada brasileiro gera, aproximadamente, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.