Arquivos

Categorias

Brasil deixa de ser referência ambiental para o mundo, afirma Rasca Rodrigues

A votação do novo Código Florestal, nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados, foi o principal foco da abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica, realizada na manhã desta quarta-feira (25), pela primeira vez em Curitiba.

Diversas lideranças políticas, do setor privado e sociedade civil participaram do evento, entre as quais, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), o secretário de Meio Ambiente Jonel Iurk, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, já que a ministra Izabella Teixeira não pode comparecer por conta da própria votação do Código.


Segundo Rasca, o resultado da votação coloca em risco a posição de vanguarda que o Brasil possui em relação à política ambiental.

“É uma data marcante para todos nós, pois o país que sempre foi referência em legislação e política ambiental perde esse posto com a aprovação desta reforma. Ano que vem vamos sediar o Rio+20, e o que vamos apresentar para o mundo, esse retrocesso?”, afirmou, citando o grande encontro que comemora os 20 anos da Eco-92 e será realizado no Rio de Janeiro.

Para o parlamentar existe uma relação direta entre as alterações do Código e a discussão sobre a Mata Atlântica. “Isso tudo tem haver com o patrimônio ambiental do Paraná, já que muitas destas áreas seriam recuperadas para compor o mosaico da Mata Atlântica, que é extremamente importante para o equilíbrio ambiental do nosso estado e de todo o Brasil. Todos nós perdemos”, comparou.

Antes do início do evento, Renato Cunha, da coordenação geral das Organizações Não-Governamentais de Mata Atlântica, propôs que todos os participantes da abertura fizessem um minuto de silêncio em repúdio à votação da reforma na Câmara. A Semana da Mata Atlântica irá até a próxima sexta-feira, no Canal da Música, nas Mercês.

“A vaca foi pro brejo. A vaca foi para APP. Foi retirada da propriedade rural, que não será recuperada. Portanto, a vaca vai para Reserva Legal. Que antes havia necessidade de recuperar, por quem desmatou, com a votação de ontem não há mais essa necessidade”, Completou Rasca.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das ecoregiões mais ricas do mundo em biodiversidade, possuindo importância vital para 120 milhões de brasileiros espalhados entre 17 estados, do Ceará ao Rio Grande do Sul.

As áreas naturais de Mata Atlântica regulam o fluxo dos mananciais hídricos, asseguram a fertilidade do solo, controlam o equilíbrio climático e protegem as encostas, além de preservar patrimônios históricos e culturais vastíssimos.