Arquivos

Categorias

Brasil apoia Lula no combate aos juros altos, diz Zeca Dirceu

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) destacou nesta quarta-feira, 15, que a pesquisa Genial Quaest mostra o majoritário apoio dos brasileiros no combate aos juros altos pelo presidente Lula. “O Brasil não aguenta mais os juros altos e nem o país refém das decisões do Banco Central que já chegou a declarar que os juros altos protegem os pobres. Juro alto só atende rentistas, paralisa a produção e o consumo, mortifica a economia e trava o crescimento”, avalia.

Na pesquisa Quaest, 76% dos brasileiros afirmam que Lula acerta em combater os juros altos. Lula tem afirmado que a taxa básica de juros – a Selic – em 13,75% ao ano é uma “vergonha” e atrapalha o desenvolvimento do país. “O presidente Lula tem todo direito de criticar essa política de juros. A taxa real de 8% ao ano – a mais alta do planeta – impacta decisivamente a qualidade de vida da população, pois ataca frontalmente a geração de empregos e renda”, disse Zeca Dirceu.

O apoio vai além do combate aos juros. Seis em cada dez brasileiros afirmam que o terceiro mandato de Lula será melhor que o governo anterior. Para 64%, Lula se importa com as pessoas e 65% aprovam o comportamento do presidente.

Economia e questões sociais

A maioria da população (67%), no entanto, ainda não sabe das críticas que Lula vem fazendo à atual política monetária. Por outro lado, 70% dos brasileiros não sabem que Campos Neto, atual presidente do Banco Central (BC), foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, 46% não sabem que é ele o responsável por fixar a taxa de juros no Brasil.

Para 46% é “com interesses políticos” que o BC deve agir. Assim, quase metade dos brasileiros contesta a “autonomia” do BC, que supostamente deveria ficar fora da política.

Após a tentativa de golpe em 8 de janeiro, 72% afirmam que o presidente Lula ficou mais forte – 94% desaprovam as invasões aos três poderes – e 92% afirmaram que manteriam o voto em Lula se as eleições fossem hoje. “A pesquisa apontam ainda que a economia (30%) e as questões sociais (29%) são os principais problemas enfrentados pelos brasileiros”.