Written by 9:35 +

Bolsonaro elogia gestão de Silva e Luna

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, se reuniu nesta quarta-feira (15), em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro. Foi a primeira reunião dele, este ano, com o presidente e o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite, e a quinta desde que tomou posse na binacional, em fevereiro de 2019. O tema principal do encontro foi o atual cenário geral de energia elétrica, o que incluiu Itaipu, considerada estratégica para a segurança energética do País. Informações Raciel Rocha,  GDia.

O presidente Bolsonaro elogiou bastante a gestão de Silva e Luna, e em especial o protagonismo do general na negociação da contratação, a longo prazo, da potência de Itaipu pela Eletrobras e Ande, o que não ocorria havia dez anos. O acordo, que possibilitou maior previsibilidade para que a empresa honrasse compromissos, como pagamento da dívida e royalties, foi em ambiente altamente saudável, já sinalizando a boa vontade do Brasil e do Paraguai para as futuras negociações do Anexo C do Tratado de Itaipu, que será revisado em 2023.

Bolsonaro ficou bastante satisfeito com as informações repassadas por Silva e Luna. Ele pediu prioridade e acompanhamento permanente de todos os projetos importantes iniciados ou anunciados.

Ponte da Integração
O general informou ao presidente que as obras da Ponte da Integração estão num ritmo bastante adiantado e que o cronograma de três anos, inicialmente previsto para a conclusão da ligação, pode até mesmo ser antecipado. A construção está sendo acompanhada dia e noite pelos técnicos da usina. A gestão é do governo estadual.

 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close