0 Shares 306 Views

Boletim da Sesa: Paraná chegou a 77 mortes por gripe em 2019

11 de julho de 2019
306 Views

 

O Paraná chegou a 77 mortes por gripe em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (10). Desde janeiro, 374 casos relacionados ao vírus Influenza foram confirmados.

No boletim anterior, de 4 de julho, o número de mortes registradas era de 74. Em média, neste ano, uma pessoa morreu por gripe a cada dois dias e meio no estado. Veja, mais abaixo, a lista de municípios com registro de morte por gripe.

Do total de óbitos, 40 (51,9%) foram de pessoas com 60 anos ou mais. Esse faixa etária também concentra a maior parte dos casos registrados de Influenza, com 28,1% do total.

Conforme o boletim, o estado tem casos de Influenza em 66 municípios. “O vírus está circulando em todo o Paraná. Estamos em pleno inverno, época de maior ocorrência. Não podemos nos descuidar”, alerta o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Municípios com registro de morte por gripe:
Foz do Iguaçu: 15
Curitiba: 14
Cascavel: 5
Paranavaí e Maringá: 4
Paranaguá: 3
São José dos Pinhais, Pato Branco, Cambé e Londrina: 2
Antonina, Pontal do Paraná, Almirante Tamandaré, Colombo, Itaperuçu, Pinhais, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Medianeira, Diamante do Sul, Santa Terezinha de Itaipu, Quedas do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Campina da Lagoa, Juranda, Moreira Sales, Mariluz, Munhoz de Mello, Presidente Castelo Branco, Rio Bom, Cornélio Procópio, Marechal Cândido Rondon e Toledo: 1

Prevenção
Segundo a Sesa, entre os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus da gripe está a higienização correta das mãos.

Elas devem ser lavadas frequentemente com água e sabão, sendo recomendável complementar o processo com a aplicação de álcool em gel após a lavagem.

Outra medida é higienizar periodicamente com álcool em gel as superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas.

Os sintomas da doença incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.