Arquivos

Categorias

Beto sai ganhando – por Ayrton Baptista‏

“O governador Beto Richa dá um passo importante para revigorar seu secretariado. Com Reinhold Stephanes e Ratinho Júnior começa em vantagem. E espera para estes dias uma regularização do PMDB dentro de seu governo. Se conseguir cooptar a maioria expressiva do “velho de guerra” obviamente amplia sua área de comando, mas sobretudo assegura poderosa liderança e grupos importantes tudo com vistas a 2014.

Essa mudança, também tida como reforma, contradiz o governador, que sempre afiançou estar com boa equipe e que seu governo firmasse com atuação segura e avançada. Mas isso, convenhamos, é o que dizem todos os governantes, ainda que a seguir promovam demissões isoladas e reformas globais. Para não irmos longe, está aí a presidente Dilma Rousseff que não nos deixa mentir.”



Stephanes é uma presença de primeira grandeza no Governo. Se na Casa Civil ou outra posição, não vem ao caso. Eles do Governo devem se entender. Quatro vezes ministro de Estado, outras tantas secretário no Paraná e deputado federal já no sétimo mandato, tem muito a contribuir e mais ainda em arrumar as coisas para o Estado no plano federal, fazendo com que os projetos do Paraná tenham sucesso.

Stephanes com suas passagens por governos e diferentes funções tem condições de chamar a atenção das autoridades de Brasília. Se telefonar, Dilma atende. É o que salienta o parlamentar que tem dividido sua atuação entre o legislativo e o executivo. Como sempre está em função de comando, é natural até que seus colegas na Câmara, vez por outra, indaguem a qual poder pertence.

Houve tempo, em que o Paraná não tinha sequer um controlador dos protocolos no Rio e, posteriormente Brasília. Isso, ainda, quando concursos não eram obrigatórios e os líderes nordestinos, principalmente, tratavam de colocar seus amigos e correligionários em funções que lhes poderiam ajudar no desempenho perante seus eleitores. Hoje o Paraná é outro. Luta para igualar-se a união acima dos partidos que funciona em Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Com paciência é possível que cheguemos lá.

Ratinho Junior é uma incógnita em termos executivos. Titular de uma pasta das mais significativas, pode ter um desempenho que o consagre para outros voos. Na parte política, sobremodo a eleitoral, está marcado por uma atuação muito boa. O futuro lhe é sorridente.

Se emplacar na Secretaria, é um nome que não surpreenderá os líderes paranaenses se surgir já em 2014 disputando cargo normalmente destinado aos mais antigos de militância. Ratinho Junior, tendo paciência, confirma sua estrela política e se coloca em posição de vantagem nos pleitos próximos, dele e do calendário eleitoral.

Se Beto Richa acertar-se mais profundamente com o PMDB, formará uma sólida coligação para o ano que vem. Resta saber-se como ficarão partidos e lideranças apoiando os tucanos, embora os citados e seus partidos estejam apoiando a presidente Dilma Rousseff.

Não vale empurrar o problema com a barriga, pois o vaivém que possa ocorrer deverá trazer prejuízos a todos os evolvidos, Beto incluso, como Ratinho Jr., Orlando Pessuti e outros menos votados. Enquanto isso, Requião torce. Pelo pior, claro, pois ainda acredita que estará na linha de frente em 2014.

Ayrton Baptista é jornalista