Arquivos

Categorias

Beto Richa garante atenção do governo a famílias de trabalhadores rurais

O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (2), no Palácio das Araucárias, um grupo de lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os integrantes do movimento social participam de uma jornada em Curitiba, com manifestações e encontros em órgãos públicos estaduais e federais, para discutir ações e parcerias para implantar assentamentos e desenvolver os que já existem.

Richa recebeu uma cópia da pauta de reivindicações e ganhou uma cesta com alimentos produzidos em assentamentos no Paraná.

“A marca do governo é o diálogo, o respeito e a democracia, que são demonstrados pelo estilo de trabalho, com todos os órgãos atuando em parceria e sinergia para garantir mais qualidade de vida no campo e a sustentabilidade da agricultura, que é a base da economia paranaense”, disse Richa.

“A agricultura deve ser valorizada por sua importância para a economia nacional e as famílias de trabalhadores rurais merecem atenção do governo, porque estão produzindo e fazem a terra cumprir sua função social”, afirmou.

O governador falou que, mesmo com dificuldades orçamentárias, o governo tem uma série de programas e ações em andamento. Ele citou o Morar Bem Paraná, programa habitacional que prevê a construção de 27.500 moradias este ano, parte delas na área rural.

Richa disse também que o governo já iniciou os repasses aos municípios para custeio de transporte escolar, serviço que terá o volume de recursos dobrado este ano e que beneficia principalmente os moradores do campo e seus filhos. O governador lembrou ainda o programa que prevê a aquisição de 60 patrulhas rurais mecanizadas, em parceria com o Incra, para readequar estradas rurais em todas as regiões do Estado, de forma a facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida no campo.

“Este é o segredo do sucesso: caminhar juntos, de mãos dadas, porque os problemas são enormes e se não tivermos essa soma de esforços e essa sinergia, certamente não conseguiremos alcançar nossos objetivos na velocidade que desejamos”, afirmou o governador.

“Com o entendimento entre representantes do movimento, do Incra, de organismos estaduais, dos deputados e dos prefeitos, vamos conseguir a resolução de muitos problemas que se arrastam por muitos anos. É isso que se deseja hoje: um Estado de prosperidade, de harmonia, e, acima de tudo, de muita paz”, disse Richa.

RECONHECIMENTO – O representante do MST, Roberto Baggio, fez uma explanação das demandas do movimento e disse que desde janeiro, em parceria com prefeituras, governo estadual e federal, está sendo feito um mutirão de trabalho que tem alcançado excelentes resultados.

Ele agradeceu o espaço e a abertura proporcionada pelo novo governo e reconheceu o trabalho do assessor especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, na condução do diálogo e das negociações entre todos os organismos e entidades envolvidos na busca de solução para as questões fundiárias no Paraná.

LEIA MAIS