Arquivos

Categorias

BETO RICHA E A SAGA NA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA. CONCESSIONÁRIOS AGRADECEM

O prefeito Beto Richa (PSDB) transformou a licitação do transporte coletivo de Curitiba uma verdadeira saga tamanha a incompetência de sua administração e concluir o processo determinado pelo  Ministério Público há oito anos, quando ainda era vice de Cássio Taniguchi (DEM). Só que nesta saga, da vida real da população, só quem ganha são os ganancionos donos das concessionárias, que agora se assanham a ‘administrar’ o metrô de Curitiba, claro, se de fato o sistema sair do papel.

Quem levanta a questão é o jornalista Rogério Galindo, em sua coluna Caixa Preta neste sábado (17), na Gazeta do Povo. Confiram:

Fica para depois – Um personagem de Woody Allen dá um sábio conselho no filme Igual a tudo na vida. “Quando alguém der um palpite, diga que você adorou a ideia. Depois vá e faça do seu jeito.” Já testei na vida real. E funciona! Sabe quem mais parece ter aproveitado o conselho? O prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Há oito anos o Ministério Público exigiu que a prefeitura de Curitiba fizesse aquilo que a Constituição já obrigava de qualquer jeito: uma licitação para escolher os concessionários de serviços públicos. No caso de Curitiba, o ponto eram os ônibus da cidade, que rodam há décadas, sempre tocados pelas mesmas empresas, sem que outras tenham tido chance de participar de uma concorrência.

Richa assumiu a prefeitura pela primeira vez em 2005. Quatro anos antes, quando o Ministério Público cobrou a licitação, ele era vice de Cassio Taniguchi. Ao chegar a prefeito, disse que topava a ideia dos promotores. E começou a longa jornada da licitação curitibana. (Leia mais)