0 Shares 325 Views

Beto e Traiano levam recursos para o controle de enchentes em Beltrão

16 de novembro de 2017
325 Views

O governador Beto Richa e o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, estiveram nesta quinta-feira (16) em Francisco Beltrão onde assinaram convênio, no valor de R$ 46,6 milhões, com o prefeito Cleber Fontana para obras de drenagem do rio Marrecas. O objetivo é evitar as enchentes e alagamentos que atingem a cidade.

Em seu discurso, o deputado Ademar Traiano destacou a importância histórica desse convênio para Francisco Beltrão. “Quando essas obras estiverem concluídas a cidade viverá uma nova fase, com menos transtornos e sobressaltos em função das chuvas”. Enfatizou ainda que o governo Beto Richa representa um marco para a cidade: “Nosso reconhecimento e gratidão ao governador que mais trouxe recursos para Francisco Beltrão”.

A prefeitura vai licitar a obra, depois de obter as licenças ambientais. Do total de recursos, R$ 1,5 milhão serão aplicados no projeto executivo, que prevê a adoção de modernos conceitos de engenharia no controle de cheias, com a construção de um túnel de escape de águas. O convênio para repasse do recurso é por meio do Instituto Águas do Paraná.

O problema das enchentes e alagamentos em Francisco Beltrão é antigo, remonta a fundação da cidade. Por diversas vezes as cheias levaram cidade a situações de emergência. As iniciativas tomadas até o momento não foram capazes de controlar as cheias. As obras que a prefeitura vai iniciar agora lançam mão de novos conceitos de combate enchentes e criam a expectativa de controle desse tipo de evento.

Outro convênio entre o Estado e a prefeitura prevê a construção de dois poços tubulares para o abastecimento de água em áreas rurais do município. Recursos da Águas Paraná. O DER fornecerá profissionais para operar as máquinas.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.