por 08:43 Sem categoria

Beto divulga pesquisas do mês passado

Beto divulga pesquisas do mês passado

Depois de impugnar na Justiça Eleitoral as últimas oito pesquisas de intenção de voto para o Governo do Paraná, o candidato do PSDB Beto Richa divulga descaradamente pesquisas do mês passado quando ainda liderava a disputa pelo Governo. Nesta sexta-feira (1º) Richa e equipe distribuíram junto com seus materiais de campanha um encarte destacando o resultado da pesquisa IBOPE do último dia 8 de setembro.

A pesquisa apontava Beto Richa com 55% contra 44% de Osmar Dias, onze pontos de diferença. Como se não bastasse, o encarte tucano reforça textualmente que Richa lidera “todas” as pesquisas desde o início da campanha. Foram 150 mil encartes preparados e distribuídos com essa informação. Uma vergonha, uma tática rasteira para tentar confundir os eleitores paranaenses.

Na mídia, o tucano alega, tentando vender a imagem de bom moço, que quem não autoriza a divulgação das pesquisas é a própria Justiça Eleitoral, mas ela faz isso quando alguém entra com pedido – no caso o PSDB e o candidato. Richa também tenta desqualificar a metodologia dos institutos de pesquisa, afirmando falhas na amostragem comprometem os resultados. Mas, então, por que as pesquisas que apontam Richa na lideram valem? Por que ele distribui propaganda destas pesquisas do mês passado? Afinal de contas, possuem a mesma metodologia das pesquisas impugnadas.

Se as pesquisas estivessem realmente erradas, como diz, não utilizaria em sua campanha resultados favoráveis dos mesmos institutos e com a mesma metodologia. Os mais atentos sabem que a virada de Osmar Dias era irreversível. Estima-se que a última pesquisa do IBOPE censurada colocaria Osmar com 52% contra 48% da Richa, assim como os outros institutos colocariam Osmar na liderança.

Resta aos eleitores paranaenses, neste domingo, decidir o futuro do Paraná. Pelo menos, o resultado das urnas Richa e companhia não poderão impugnar.

Adriano Rima – jornalista

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com