por 12:46 Sem categoria

BANCO SUMITOMO PROPÕE PARCERIA PARA A CAPITAÇÃO DE CREDITO DE CARBONO NO PARANÁ

BANCO SUMITOMO PROPÕE PARCERIA PARA A CAPITAÇÃO DE CREDITO DE CARBONO NO PARANÁ

O deputado Teruo Kato (PMDB) está intermediando uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A para impulsionar projetos de captação de crédito de carbono. Para isso o parlamentar promoveu um encontro entre o secretário de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e gerente geral da instituição financeira, Hajime Uchida.

O primeiro passo da parceria seria o Banco Japonês e o Governo do Estado assinar um memorando de entendimento para que possam trocar conhecimentos sobre crédito de carbono para depois procurar e selecionar projetos dentro do Paraná. Futuramente a idéia é montar um fundo de investimento para esses projetos. “Pelo que eu já vi no Paraná existem muitos projetos potenciais, temos que procurar bons parceiros que tenham entendimento sobre MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)”, disse Uchida ao secretário Rasca Rodrigues.

O Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S/A é subsidiário de um dos três maiores bancos do Japão, o Sumitomo Mitsui Banking Corporation, e um dos dez maiores bancos do mundo. O Sumitomo é o principal comerciante de créditos de carbono no mercado japonês. Através dele, os empresários brasileiros podem negociar projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que buscam eliminar ou reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera, que provocam o chamado efeito estufa, de acordo com os princípios do Protocolo de Quioto.

Teruo lembrou que o Paraná é pioneiro nessa área e que foi fundada agora em junho na cidade de Loanda, a primeira cooperativa de produtores de crédito do país, a Coopercarbono (Cooperativa de Produtores Familiares de Crédito de Carbono). Ela é formada por 187 agricultores do noroeste do Estado que possuem propriedades que mantiveram as áreas de Reserva Legal e mata ciliar intactas. Dessa forma o governo espera estimular a recuperação florestal e inserir os pequenos produtores do mercado de créditos de carbono. “A Coopercarbono servirá de exemplo para todo o país e para mais iniciativas no estado”, disse o deputado.

Por indicação do deputado Teruo Kato o Governo do Estado vai homenagear os diretores do Banco Sumitomo com a comenda da Ordem do Pinheiro. A honraria é a mais alta homenagem que o Estado presta àqueles que se distinguem pela notoriedade do saber ou por prestar serviços relevantes.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com