Escrito por 17:23 Coronavírus, Destaques, Paraná

Avança pesquisa no Paraná de nova droga que pode combater o coronavírus

Compartilhe

Pesquisadores do Paraná fazem parte de estudo internacional de droga que pode bloquear a transmissão do coronavírus. Pesquisa avança e entra na fase 3, com ampliação de testes na população.

O Complexo Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná, participa da terceira fase de um novo estudo internacional de comprovação da eficácia de um medicamento que pode combater a covid-19. É o remédio antiviral Molnupiravir, que pode auxiliar no tratamento e bloqueio da transmissão do novo coronavírus em 24 horas.

Em Curitiba, o medicamento será testado em 300 pessoas que tenham diagnóstico positivo para a Covid-19, que estejam ou não internadas. Além da capital, outros quatro centros do Brasil participam dessa fase da pesquisa.

De acordo com a médica infectologista, Monica Gomes, responsável pela pesquisa no Hospital de Clínicas, o medicamento Molnupiravir pode atuar contra a Covid-19 de modo similar ao Tamiflu, que foi utilizado durante a pandemia do H1N1.

Segundo a infectologista, o medicamento tem a vantagem de ser administrado via oral, é de baixo custo e pode se tornar um grande aliado da vacina no combate à pandemia.

A médica infectologista destaca ainda que se a eficácia do Molnupiravir for comprovada, ele pode ser usado também para prevenção da Covid-19.

Segundo estudos preliminares sobre o Molnupiravir, não foram identificados grandes efeitos colaterais nos voluntários já testados com o medicamento.

Fonte: AERP

Close