Arquivos

Categorias

Ativistas virtuais do Paraná debatem mobilização pelo #MarcoCivil da Internet

via site do João Arruda

Blogueir@s, tuiteir@s, facebuqier@s, representantes de movimentos sociais e ativistas virtuais de Curitiba e região metropolitana participaram no sábado (1º de dezembro), de uma reunião para um balanço das atividades e ações promovidas em 2012 pelo Coletivo #ParanaBlogs, além da definição de ações para o ano de 2013. As informações são do perfil do #ParanáBlogs no Blogoosfero.

Foi definido o grupo de trabalho que dará origem à comissão organizadora do segundo encontro de blogueir@s, redes sociais e cultura digital do Paraná. Foz do Iguaçu e Curitiba foram as cidades propostas para sediarem o encontro. A definição da cidade sede dependerá dos patrocínios e apoios obtidos.

A integração com rádios, jornais e tvs comunitárias, sindicatos, movimentos sociais e faculdades também esteve em pauta, bem como a liberdade de expressão, judicialização da censura da blogosfera, criminalização dos movimentos sociais e violência policial.

Marco Civil da Internet
Um dos pontos mais discutidos na reunião foi a realização de uma campanha pela aprovação do Marco Civil da Internet, PL 2126/2011, que vem tendo sua votação adiada na Câmara Federal, principalmente pela divergência sobre a neutralidade na rede, que impede que as operadores diferenciem pacotes de dados para fins comerciais.

É consenso entre os ativistas que a aprovação de um Marco Civil da Internet que dê prioridade ao cidadão só acontecerá com uma grande mobilização para a conscientização dos cidadãos de todo o país. Os presentes defendem o texto inicial do Marco Civil da Internet (elaborado em rede) acrescentando as propostas apresentadas por ParanaBlogs durante a audiência pública ocorrida em Curitiba.

#ParanaBlogs
O Coletivo #ParanaBlogs foi criado em 2010, após a realização do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo.

Em abril de 2011 foi realizado em Curitiba o 1º Encontro Paranaense de Blogueiros Progressistas do Paraná, que contou com a participação de mais de cinquenta blogueiros e ativistas de todo o estado.