por 07:30 Foz do Iguaçu, Saúde

Atendimento do SUS tem que ser perto de casa, diz Rosa Jeronymo

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo Lima, disse nesta quarta-feira, 6, que o hospital municipal Germano Lauck já está acompanhando as pessoas com sequelas da covid-19 e que o serviço será ampliado nos próximos dias. “É um conjunto de ações do hospital e da atenção básica que estão se estruturando. Já tem esse acompanhamento, o Melhor em Casa, que é uma equipe que vai até as casas para acompanhar as pessoas”, disse em entrevista à jornalista Cida Costa na Rádio Cultura.

“Vamos iniciar também o acompanhamento através das unidades básicas de saúde, um monitoramento que vai ser realizado também para cuidar das pessoas e não expandir a covid- 19”, completa.

Rosa Jeronymo adianta que vai se reunir com todas as unidades básicas de saúde para que os serviços do setor cheguem com mais qualidade. “A proposta inicial e principal da atenção básica é a descentralização para que as pessoas possam ser atendidas próximo das casas delas”.

“Precisamos mudar o modelo de marcação de consulta e elencar as prioridades. Se a pessoa vai a uma unidade de saúde com uma febre, gripe, tem que ser atendida imediatamente. É isso que queremos a partir de agora, atuar de forma muito firme para evitar que esse tipo de situação aconteça”, afirma a secretária.

Fechar