por 23:07 Sem categoria

ASSEMBLÉIA APROVA NOVOS CARGOS NA SECRETARIA DA SAÚDE

ASSEMBLÉIA APROVA NOVOS CARGOS NA SECRETARIA DA SAÚDE

A Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira (13), em segunda discussão, o projeto do Governo do Estado que prevê a criação de 77 novos cargos e o redimensionamento de outros 105 na Secretaria da Saúde. Os 182 novos cargos serão destinados a preencher as necessidades de 16 hospitais, em construção, ampliação ou reforma, que passarão a funcionar este ano. A aprovação definitiva do projeto ocorrerá em terceira discussão e em seguida será encaminhada ao governador Roberto Requião para ser sancionada.

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que “para ocupar esses cargos devem ser nomeados profissionais qualificados e comprometidos com a saúde pública, sejam servidores de carreira ou não”. Romanelli acrescentou que “faz parte do passado a criação de cargos na administração pública para atender apadrinhados políticos ou indicações de cabos eleitorais”, rebatendo críticas da oposição.

Romanelli afirmou que o governador Requião está tomando todos os cuidados para que os cargos de gestão dos hospitais estaduais sejam ocupados por profissionais com conhecimentos de administração hospitalar. Segundo o líder do governo, “os novos cargos também poderão ser ocupados por servidores públicos de carreira. O funcionário a ser nomeado deverá ter perfil adequado às características e peculiaridades da unidade hospitalar”.

A proposta do Governo resultou de estudos conjuntos das secretarias da Saúde, da Administração e da Previdência, do Planejamento e da Coordenação Geral. Segundo a proposta, o Governo do Paraná entende que é fundamental valorizar os profissionais que respondem pela direção das unidades de Saúde, uma vez que a eles cabe a responsabilidade pela condução do melhor atendimento ao público, assim como pela boa gestão das referidas unidades. O custo mensal dos novos cargos na folha de pagamento é estimado em R$ 510 mil.

Fechar