por 11:02 Sem categoria

ASSEMBLEIA APROVA FORÇA TAREDA DA PM DE COMBATE AO NARCOTRÁFICO NA FRONTEIRA

ASSEMBLEIA APROVA FORÇA TAREDA DA PM DE COMBATE AO NARCOTRÁFICO NA FRONTEIRA

A Assembléia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (25), em segunda discussão, projeto de lei do governador Roberto Requião que cria a Companhia Independente de Policiamento e Operações de Fronteira – Força Alpha. A força tarefa terá sede em Guaíra e combaterá principalmente o tráfico de drogas e de armas na região do Lago Itaipu, os rios Paraná e Iguaçu, entre Foz do Iguaçu e Diamante do Norte, num raio de ação de 600 quilômetros. O projeto será aprovado ainda em terceira sessão e depois encaminhado para a sanção do governador Roberto Requião.

O líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que a aprovação pelos parlamentares vai permitir que a Polícia Militar do Paraná enfrente de forma determinada, com pessoal altamente qualificado e os mais modernos equipamentos militares a ação de quadrilhas organizadas que atuam no tráfico de drogas e contrabando de armas nas regiões Oeste e Noroeste do estado. "O objetivo é formar diques nos pontos mais sensíveis para reduzir drasticamente a prática de ilícitos em território paranaense", observou.

LAGO ITAIPU – O deputado Dobrandino da Silva (PMDB), que tem base de atuação nas cidades lindeiras ao Lago Itaipu, afirmou que a aprovação da lei traz uma solução efetiva para a região, principalmente para Guaíra e os municípios ao redor, pois a região coloca-se como chave para a segurança da região Oeste do Paraná e até mesmo para o Brasil. "Esses municípios se encontram na fronteira com o Paraguai e na divisa com o Mato Grosso do Sul, que é a principal rota de entrada dos produtos que vêm do centro-oeste do país com destino ao Porto de Paranaguá", destacou.

Segundo o deputado Ademir Bier (PMDB), que defende os interesses das populações de Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos, "a reorganização da atuação da Polícia Militar na região é primordial e indispensável para evitar que se repitam ações como a que ocorreu em setembro do ano passado em Guaíra, provocando a maior chacina que já aconteceu em território paranaense".

FORÇA TAREFA – Bier comentou que, com a criação da força tarefa, deve diminuir o índice de ocorrências de ilícitos relacionados ao tráfico de drogas e armas na região do lago Itaipu, que hoje é um dos mais elevados do Brasil.

O deputado Chico Noroeste (PR) disse que o projeto de lei do governo contribuirá de forma decisiva para coibir os ilícitos em toda a região Oeste do Estado. "A região de fronteira e de divisa, além do policiamento ostensivo regular, terá a cobertura de um efetivo especializado para a realização de missões e operações policiais com objetivos bem definidos e com grande capacidade logística e operacional", enfatizou.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com