por 09:36 Sem categoria

ARQUIVO PÚBLICO VAI COLETAR DEPOIMENTOS DE PERSEGUIDOS DA DITADURA MILITAR NO PR

ARQUIVO PÚBLICO VAI COLETAR DEPOIMENTOS DE PERSEGUIDOS DA DITADURA MILITAR NO PR
 
O Arquivo Público do Paraná e o Grupo Tortura Nunca Mais/PR convocam militantes e ex-presos políticos para participarem nesta sexta-feira (30) do lançamento do projeto “Depoimentos para a História”. O encontro será na sede do arquivo público – rua dos Funcionários, 1796, Cabral, às 14h.

“A proposta é coletar depoimentos em vídeo e outros meios das pessoas que sofreram perseguição por participarem da resistência democrática a ditadura militar de 1964 a 1985”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná.

O encontro vai distribuir material para instrução da coleta de depoimentos dos perseguidos políticos, para formação de um acervo histórico, seguida por uma amostra de vídeo “Memórias da Repressão” do acervo do Arquivo Público do Paraná, além de coletas de documentos para o acervo histórico.

“O objetivo é reunir no auditório do arquivo público, militantes e ex-presos políticos que, de alguma forma, sofreram perseguição política, vigilância, prisão ou tortura causadas pela ação repressiva do Estado durante a ditadura militar”, disse Romanelli.

O encontro no Paraná integra a programação organizada pela Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e pelo Center for Digital Storytelling (EUA) que instituiu o dia 16 de maio como dia Internacional de Histórias de Vida.

Serviço
Arquivo Público do Paraná
Rua dos Funcionários, 1796 Cabral, Curitiba

Programação
30 de maio (sexta-feira)
14h – Abertura
Daysi Lúcia Ramos de Andrade (diretora do Arquivo Público do Paraná)
Narciso Pires (Grupo Tortura Nunca Mais/PR)
14h30 – Distribuição de orientação para a coleta de depoimentos orais: Projeto “Depoimentos para a Historia”
Apresentação de vídeo “Memórias da Repressão” (Secretaria de Comunicação Social do Paraná – 1992)
15h – Comunicação e recolhimento de documentos para acervo histórico
Alzimara Bacellar (Comissão Especial de Indenização a Ex-Presos Políticos)

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com