por 13:37 Sem categoria

APRE APOIA PROJETO DE ROSANE FERREIRA

Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal

Curitiba, 27 de março de 2008.

Prezado Deputado:

A APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal e, por consequência  a ABRAF – Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas, o CEDEFOR – Conselho de Desenvolvimento Sustentado Florestal do MERCOSUL e a FIEP, acompanham de perto a tramitação do PL nº 154/07 da deputada Rosane Ferreira, que propõe

“ a obrigatoriedade do uso, pelo serviço público do Paraná, de madeira plantada em todas suas obras, instalações e mobiliário”.

Esse PL está em consonância com a filosofia norteadora da atividade de nossa entidade paranaense:

“NO PARANÁ EXISTEM DUAS FORMAS DE SE OBTER MADEIRA: DESTRUINDO FLORESTAS OU PLANTANDO ÁRVORES. A APRE PLANTA ÁRVORES”.

Aprovar esse PL significa posicionar a sustentabilidade nos processos produtivos do Paraná. Significa deixar em pé florestas mantenedoras da biodiversidade – flora e fauna nativas-.             

As necessidades básicas da coletividade precisam continuar sendo atendidas, porém dentro do preceito talhado no artigo 225 da Constituição Federal:

“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O cultivo florestal no Paraná, como atividade eminentemente agrária, recebeu o correto ajuste institucional ao ser transferido da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Na SEAB foi elaborado o PFM/100 – Programa Floresta Madeira para os próximos 100 anos, a fim de suprir a demanda de madeira tanto paranaense como brasileira e até internacional. Seu pilar central é envolver toda propriedade rural, estimulando a utilização de pequena parcela de área para participar dessa atividade rendosa e assim gerar a sua “caderneta de poupança verde”.

Assim sendo, e lembrando o nosso compromisso com a Agenda 21, vimos respeitosamente conclamar V.Sa. no sentido de colaborar na mudança dos rumos ambientais até aqui percorridos, alguns cada vez mais inadmissíveis.

Contando com o positivismo de sua posição subscrevemo-nos

cordialmente

Roberto Gava

Presidente Executivo da APRE

Vice-Presidente da ABRAF

Presidente do CEDEFOR

Coordenador dos Conselhos Temáticos de Meio Ambiente e da Indústria de Base Florestal da FIEP

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com