Arquivos

Categorias

Ao assinar compromisso pela criança e adolescente, Greca propõe elevar de 26% a 36% gasto em educação

O candidato do PMDB a prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, assinou nesta terça-feira (21), o termo da campanha “Compromisso pela Criança e pelo Adolescente”, uma iniciativa CAOP (Centro de Apoio Operacional das Promotorias) da Criança e do Adolescente e da Educação juntamento com o Movimento Paraná Sem Corrupção. A solenidade aconteceu na sede da Associação do Ministério Público do Paraná.

O termo contém 22 pontos que enumeram compromissos do próximo prefeito para o cumprimento universal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, ampliação do número de vagas em creches, promover o censo escolar e a ampliação de políticas socioeducativas.

Rafael Greca explicou que a intenção é ampliar o investimento na educação e cultura da prefeitura de Curitiba, passando dos atuais 26%, para 36% do orçamento do município.

“Quero uma rigorosa abordagem da questão da educação. O aumento da verba destinada a educação e cultura dos atuais 26% para 36% e um apoio solidário e irrestrito à causa da criança e do adolescente”, afirmou Greca.

Programas
Outras propostas do Plano de Governo do candidato do PMDB que irão beneficiar as crianças e adolescentes curitibanos são a instalação de pontos de internet wi-fi nos Faróis do Saber e ampliação do ensino integral com a Fundação Cultural de Curitiba, dando suporte ao ensino.

Greca também destacou ações de sua primeira administração na prefeitura de Curitiba, de 1993 a 1996.

“Mantivemos 228 creches, 86 comunitárias, além de construir 22 novas creches, 9 casas de apoio, a Casa do Piá, com 64 meninos em média por mês e a Casa de Esperança para Meninas, que chegou a ter 120 crianças em média por
ano”, ressaltou.

O candidato lembrou ainda outra ação sua, ao mostrar a carteira de vacinação de Gabriela Eduarda. A adolescente nasceu durante sua primeira administração, com apoio do programa Nascer em Curitiba Vale a Vida, posteriormente chamado de Mãe Curitibana, “um programa modelo de gestão de saúde da criança antes e depois do nascimento”.

“Aumentar o investimento em educação é a grande estratégia para que a cidade vença o medo. A nossa vontade é formar homens e mulheres livres, conscientes de sua cidadania. Combatendo a desigualdade social, eles serão capazes de vencer qualquer preconceito”, concluiu Greca.

O termo assinado pelo candidato pode ser conferido no site www.crianca.caop.mp.pr.gov.br