por 10:40 Sem categoria

AMUNORPI RETOMA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO NO NORTE

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), adiantou nesta terça-feira (9) com o presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares (PMDB), os projetos que devem ser levados pela associação até o próximo ano. "O prefeito Isaac já deu início aos projetos. Entre os projetos está a criação de uma agência de desenvolvimento e a segunda edição do Fórum Integrado de Desenvolvimento para o Norte Pioneiro – dois instrumentos para podermos dar continuidade aos novos projetos econômicos e sociais para a região", destacou Romanelli. Veja matéria na íntegra aqui.

por 10:37 Sem categoria

AMUNORPI RETOMA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO NO NORTE

AMUNORPI RETOMA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO NO NORTE

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), adiantou nesta terça-feira (9) com o presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares (PMDB), os projetos que devem ser levados pela associação até o próximo ano.
"O prefeito Isaac já deu início aos projetos. Entre os projetos está a criação de uma agência de desenvolvimento e a segunda edição do Fórum Integrado de Desenvolvimento para o Norte Pioneiro – dois instrumentos para podermos dar continuidade aos novos projetos econômicos e sociais para a região", destacou Romanelli.

O deputado elogiou ainda a iniciativa do prefeito Isaac em aproximar a Amunorpi com a Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) para a formação da agência de desenvolvimento. "Temos que fortalecer nossas entidades representativas. A aproximação com a Amunop demonstra o interesse do prefeito Isaac em trazer ainda mais força para os nossos projetos", defendeu Romanelli.

DESENVOLVIMENTO – A agência de desenvolvimento, que deve reunir as 47 cidades das duas regiões, terá como principal papel a atração de investimentos em serviços, indústria, tecnologia, ensino e pesquisa, com isso propiciando oportunidades de negócios e geração de emprego e renda.

"A agência terá também o papel de articulação com os demais níveis de governo, estadual e federal, e poderá estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais. Será também um instrumento de promoção de um desenvolvimento planejado, dando-se prioridade aos setores considerados estratégicos", disse Romanelli.

Para Isaac Tavares, a aproximação com a entidade parceira será fundamental para a implementação da agência de desenvolvimento. "Temos muitas coisas em comum com a Amunop, inclusive os problemas. Temos que criar uma agência que tenha o respaldo de todo os interessados em trazer desenvolvimento para toda a região norte do Paraná", ressaltou.

HOSPITAL REGIONAL – O prefeito de Carlópolis disse que tem uma grande expectativa da ampliação dos investimentos na região. "Precisamos fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da região, através de mais investimentos estaduais e federais em infra-estrutura. Isso se faz com a ampliação dos projetos em andamento. Tenho certeza que o governador Requião vai dar continuidade a uma série de projetos anunciados recentemente, como a estadualização do Hospital Regional de Santo Antonio da Platina".

Em relação ao hospital, o presidente da Amunorpi defende a implantação de especialidades médicas. "Além das especialidades nas áreas de cirurgia, ortopedia, buscamos a implantação de unidades de terapia intensiva e da alta complexidade. É um conjunto de ações que vai transformar nosso hospital em uma referência para toda a região, que merece esse tipo de investimento por parte do governo estadual", disse Isaac Tavares.

FERROVIA – Isaac destacou a proposta, em discussão com a Ferroeste e com a América Latina Logística, para a reativação do ramal ferroviário existente na região. "O ramal de 200 quilômetros liga Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Quatiguá, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Arapoti".

"É uma importante ferrovia que pode auxiliar em muito o escoamento da produção agrícola e de bens de consumo, além de reativar o turismo e o transporte de passageiro. Os trilhos estão atualmente abandonados e em processo de sucateamento. É mais um bandeira da Amunorpi que vamos lutar para que se concretize", disse Tavares.

Fechar