Escrito por 15:52 Assunto

Alunos da rede pública poderão apresentar projetos na Assembleia

Alunos da rede pública poderão apresentar projetos na Assembleia

Os estudantes do Ensino Médio dos colégios estaduais do Paraná poderão apresentar projetos de lei na Assembleia. Para isso o estudante deve participar do projeto Geração Atitude e apresentar as propostas de projeto de lei até 23 de setembro.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destaca a importância de despertar nos jovens o interesse pela política. “É um projeto que visa promover debates e a integração entre o Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário”, explicou. Nós só vamos mudar esse país a partir do momento em que todos os cidadãos participem das decisões sobre os temas importantes para a sociedade. Essa consciência política deve começar nos bancos escolares”, afirmou Traiano.

De todos os projetos apresentados, devem ser selecionados 32 por uma comissão julgadora. Os autores dos 32 projetos selecionados, juntamente com os professores orientadores, vão conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo. Os alunos que tiverem projetos selecionados virão a Curitiba, conhecerão a Assembleia e serão alvos de homenagens.

No site da Assembleia Legislativa foi criada uma seção específica para o Geração Atitude, onde os alunos poderão acompanhar todas as etapas do programa e obter orientações para a apresentação dos projetos de lei. Um vídeo apresenta o passo a passo e dicas para a elaboração de um projeto de lei.

Na edição de 2015, a proposta vencedora da Caravana da Cidadania foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada pelo governador Beto Richa. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

O Geração Atitude tem o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pela Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close