Arquivos

Categorias

ALTA DO DÓLAR PODE AFETAR COMÉRCIO NO PARAGUAI

A alta repentina do dólar pode refletir diretamente nas vendas do comércio de Ciudad del Este, no Paraguai. Pior para quem pensou em viajar para a região de fronteira de olho nas compras no vizinho país. É que os produtos comercializados na cidade, ligada à Foz do Iguaçu (Brasil) pela Ponte da Amizade (foto), tem preços medidos na moeda norte-americana, que fechou o dia nesta quinta-feira (2) cotado acima de R$ 2,00. 

O dólar fez o caminho inverso das bolsas do mercadomundial. A Bovespa, principal do Brasil, fechou com queda de 7,34%, mesmo diante da aprovação, pelo Senado dos Estados Unidos, do pacote de ajuda financeira aos bancos. Perto do fim do pregão, de acordo com a Bovespa, apenas uma ação do principal índice nacional registrava alta no dia.

É a companhia aérea TAM, que subia pouco mais de 1% na esteira da queda do petróleo – o querosene de aviação é um dos principais componentes de custos do setor. As ações da Vale recuaram mais de 11% no dia por conta da expectativa de redução de demanda por commodities com a desaceleração da economia. Entre as maiores baixas figurava também as Lojas Renner, por conta da perspectiva de diminuição do consumo.