Arquivos

Categorias

AL aprova homenagem a 4 municípios

claudia pereira

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou esta semana, por unanimidade, o envio de votos de congratulações para quatro importantes municípios do Paraná. As homenagens, propostas pela deputada Claudia Pereira (PSC), destacaram o aniversário de emancipação política de Pinhais, Rancho Alegre D’Oeste, Congoinhas e Telêmaco Borba.

“Estas datas são muito importantes, principalmente para os moradores, porque marcam o reconhecimento das comunidades como municípios”, afirma Claudia Pereira. Cópias dos votos de congratulações, segundo as proposições, serão enviadas para conhecimento das populações aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores.

A cidade de Pinhais, na região metropolitana, tem aproximadamente 117 mil habitantes e completou 22 anos de emancipação no último dia 20 de março.

O município é o 14º mais populoso do Paraná e figura entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócios, segundo pesquisa realizada pela revista Exame. No cenário regional, Pinhais se destaca por abrigar um autódromo internacional, o Expotrade e a Granja do Canguiri, residência oficail do governador do Paraná.

A região onde se situa o município de Rancho Alegre D’Oeste, que completou 21 anos em 20 de março, no início da década de sessenta era conhecida por Mil Alqueires, de propriedade da Companhia Jamaica de Colonização. O nome da localidade deve-se ao fato de, na época da colonização, haviam muitos animais selvagens nas imediações. Os moradores então se reuniam nos ranchos onde passavam a noite em animadas confraternizações.

A colonização da área onde está Congoinhas teve início em 1920, motivada pela extração da congonha, planta de erva-mate muito abundante na localidade, e que deu origem ao nome da cidade. O município, emancipado de São Jerônimo da Serra em 1945, completou 69 anos no dia 20 de março.

A cidade de Telêmaco Borba foi idealizada por Horácio Klabin e inicialmente projetada pelo alemão Max Staudacher. É considerada a “Capital Nacional do Papel” e contém o sexto maior polo industrial do Paraná e é centro de referência nacional no setor madeireiro. O município completou 51 anos de emancipação em 21 de março.

Foto: Sandro Nascimento/Alep