por 07:56 Brasil, Curitiba, Justiça, Segurança e Policial

Advogados ‘leva e traz’ são presos em operação contra ‘Quadrilha dos Presídios’

operacao

da Banda B

Pelo menos dois advogados foram presos preventivamente, nesta quinta-feira (17), durante uma megaoperação contra membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná (Sesp), Wagner Mesquita, tudo indica que os detidos tinham a função de ‘leva e traz’ dentro do esquema criminoso.

“Eles provavelmente agiam transferindo ordens, se desfazendo de bens ou realizando pagamentos. Mas, especificamente, só nos autos para saber qual era o ‘cargo’ deles em tudo isso”, disse o secretário durante entrevista coletiva.

Batizada de “Alexandria”, a megaoperação visa cumprir 757 mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. “Nós ainda temos mais 100 para realizar, acreditamos que faremos mais 15 hoje. Além disso, escoltas estão em andamento em todo o estado”, completou Mesquita.

A ação acontece em Curitiba, municípios da região metropolitana, em mais 72 cidades do interior do estado e em oito unidades prisionais do Paraná. A operação conta com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen).

Os alvos da ação policial são membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Por decisão do Poder Judiciário, 237 telefones serão bloqueados, assim como 28 contas bancárias que, além do bloqueio, terão os valores sequestrados.

“Alexandria”
O nome da operação foi inspirado na Antiga Biblioteca de Alexandria, que foi uma das maiores do mundo antigo. Ela existiu até a Idade Média, quando supostamente foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas. Nela continha praticamente todo o saber da Antiguidade.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com