Arquivos

Categorias

Ações na Regional do Portão melhoram qualidade de vida da população

Prefeito Rafael Greca e vice Prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura Eduardo Pimentel. Foto: Daniel Castellano / SMCS

A manutenção urbana, com conservação de vias, rios e podas de árvores foi feita de forma contínua nos bairros atendidos pela Regional Portão ao longo de 2017. Neste ano, uma extensa programação de atividades culturais, serviços e obras está em desenvolvimento.

Gerson Gunha, administrador regional do Portão, explica que o planejamento já começou a ser feito no final do ano passado. “Nós já temos toda uma programação de ruas novas a serem feitas, programações culturais, temos mutirões. Vamos ter o grande Mutirão da Cidadania da Regional do Portão”, explicou Gunha.

A maior obra de macrodrenagem da cidade está em andamento na Regional Portão, o perfilamento e contenção de cheias do Rio Pinheirinho. A obra, segundo o administrador, tem oito quilômetros de extensão e passa por dois bairros da Regional: Parolin e Guaíra, além dos bairros Lindóia e Fanny, da Regional Pinheirinho e Hauer, da Regional Boqueirão.

Asfalto novo

No balanço de 2017, Gunha frisou ainda a importância das obras de recuperação asfáltica nas principais ruas e avenidas da Regional. “A população do Água Verde e a do Fazendinha também foram as primeiras contempladas por nossa administração”, explicou.

Segundo Gunha, foi feita a recuperação total do asfalto do bairro Fazendinha, especificamente da rua Fernando Souza Costa. “Era um sonho antigo dos moradores, há mais de 30 anos pedindo a revitalização da rua. Este foi um dos pedidos atendidos do programa Fala Curitiba, do bairro Fazendinha”, disse.

Também foram recapeadas três ruas – uma no bairro Água Verde e outra no Parolin. No Água Verde, receberam melhorias as ruas Herculano Carlos Franco Sousa e a Lindolfo Pessoa. No bairro Parolin, o recape ocorreu na Rua 24 de Maio.

Portelinha

Gerson Gunha destacou ainda as obras e serviços feitos pela atual gestão como a nova ponte na rua Luiz Delfino, na comunidade Portelinha. A obra atendeu pedido feito pela comunidade durante a campanha de Greca à Prefeitura de Curitiba. A ponte facilita o acesso entre os bairros Portão e Santa Quitéria.

No bairro Portão, também foi realizado um grande mutirão de serviços nas áreas de saúde, educação e social. “Fizemos na Portelinha, a maior distribuição de roupas da Regional Portão, promovida pela FAS, de toda a história, de todas as administrações”, salientou o administrador.

Ao todo, foram 10 mil peças de roupas novas distribuídas para a comunidade local.

Fala Curitiba

O administrador Gerson Gunha destacou ainda a importância do programa Fala Curitiba, para dar mais voz aos pedidos da população e compreender as necessidades dos moradores.

“Na Regional Portão, nós fizemos o Fala Curitiba em todos os bairros, ouvimos todos os moradores em reuniões com participação maciça da comunidade, onde pudemos entender e identificar muitas necessidades dos moradores”, disse o administrador.

Metas

O gestor Gunha ressalta que a Regional do Portão alcançou 90% de metas programadas em 2017. “Ainda faltam algumas coisas para a gente colocar a casa totalmente em ordem. Diríamos, assim, que estamos perto dos 90%”.

Gunha explicou que a Rua da Cidadania apresentava vários problemas estruturais antes das ações de organização da Regional do Portão. “Nós assumimos a Rua da Cidadania com a iluminação totalmente deficitária, sem pintura, sem vaga para cadeirante, problema para estacionamento, câmeras sem funcionamento. Tínhamos muitos problemas”.

Hoje, no entanto, os problemas foram sanados. Há também um trabalho permanente de recuperação asfáltica, roçada e limpeza dos bairros da Regional do Portão.