por 20:29 Sem categoria • 2 Comentários

Ações de inclusão para negros e índios são tema de mesa de debates

Ações de inclusão para negros e índios são tema de mesa de debates
O cantor e apresentador Netinho, da TV Gente, participa do seminário “Ações Afirmativas para Negros na Mídia, Educação e Mercado de Trabalho”

As ações afirmativas para os negros, envolvendo direitos à educação, saúde e inserção no mercado de trabalho, será um dos temas da Chamada Geral para a Integração Latino-Americana, evento preparatório ao Fórum Social do Mercosul. O Paraná já identificou 86 comunidades de quilombolas em seu território, segundo o mais recente diagnóstico social feito pelo Grupo de Trabalho Clóvis Moura, que conta com o apoio das secretarias da Educação e de Assuntos Estratégicos. Até 2004, eram conhecidas apenas 12 comunidades formadas a partir de descendentes de escravos.

Das 86 comunidades, 14 são reconhecidas pelo Governo Federal e pela Fundação Quilombo dos Palmares, sendo que 20 estão em processo de reconhecimento. Independente dessa situação e a partir da identificação desses redutos, o Governo do Estado tem incluído os quilombolas em vários programas sociais e culturais, visando o resgate e o reconhecimento histórico dessas populações, a começar pelo reconhecimento das propriedades onde vivem.

Índios – Da mesma forma, a questão indígena será tema de outra importante mesa que colocará em foco a territorialidade e a cultura indígena como fator de integração latino-americana. Neste caso, também as ações afirmativas deverão nortear as discussões, a exemplo dos programas do Governo do Estado nas áreas de habitação popular e educação. Essa mesa também será realizada na sexta-feira (06), às 9h.

Várias apresentações culturais marcarão a presença dos povos negros e indígenas na Chamada Geral. Na quinta-feira, às 20h, haverá apresentação do Movimento Negro; na sexta-feira, às 12h, a Dança dos Índios tomará conta do palco do Centro de Convenções. Nesse mesmo dia, às 15h, acontecerá a apresentação de “Kisomba: a festa das raças” e, no sábado, o encerramento do evento, às 11h45, será à base de reggae e hip-hop.

BOX – TV Gente participa de seminário

O cantor e apresentador de TV, Neto de Paula – o Netinho –, participa nesta sexta-feira (6) da Chamada Geral pela Integração Latino-Americana do seminário “Ações Afirmativas para Negros na Mídia, Educação e Mercado de Trabalho”. O seminário, às 19h no Centro de Convenções de Curitiba, será coordenado pelo Ipad Brasil – Instituto de Pesquisa da Afrodescendência.

Netinho é presidente da TV da Gente e vai destacar a importância da democratização dos meios de comunicação para o combate ao racismo e a inclusão social e a desigualdade racial na educação e mercado de trabalho do Paraná.

A TV da Gente é a primeira emissora de televisão brasileira, em canal aberto, dirigida por negros. A emissora entrou no ar em 20 de novembro de 2006, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, com transmissão através do canal 50 UHF. A proposta do canal é mostrar, a pluralidade étnica do Brasil.

A grade da programação é variada e inclui: jornalismo, programas voltados para o público infantil, feminino e adolescente, sitcons, filmes e uma linha de shows, tendo como diferencial a diversidade racial. Além do Brasil, a TV da Gente é retransmitida para vários países e, especialmente, para Angola.

Serviço
Dia: 6 de julho (sexta-feira)
Local: Centro de Convenções de Curitiba
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 370. Curitiba- PR
Plenária Geral – Educação e Politização dos Saberes
Mesa – Territorialidade e cultura indígena na integração latino-americana Horário: 9h

Seminário: Ações Afirmativas para Negros na Mídia, Educação e Mercado de Trabalho.
Horário: 19h

Tema I
Democratização dos Meios de Comunicação para o Combate ao Racismo e a Inclusão Social: O caso da TV da Gente. Expositor: José de Paula Neto (Netinho) – presidente da TV da Gente – cantor e apresentador de TV.

Tema II
Ações Afirmativas para negros na Educação e Mercado de Trabalho do Paraná. Expositora: Marcilene Lena Garcia de Souza – Ipad Brasil/IDB/doutoranda em Sociologia pela Unesp. Moderadora: Tânia A. Lopes – Ipad Brasil/mestranda em Educação pela UFPR.

Informações
Ipad Brasil – Instituto de Pesquisa da Afrodescendência
Rua José Loureiro, 464, conjunto 94, centro – Curitiba – PR
(41) 3018 0993 – www.ipadbrasil.com.br

Fechar