Arquivos

Categorias

Qualificação garante emprego em Cruzeiro do Oeste

Qualificação garante emprego em Cruzeiro do Oeste

Mais uma vez o Município de Cruzeiro do Oeste é destaque na geração de empregos. Os dados foram veiculados no relatório apresentado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O município também foi destaque na colocação e permanência de trabalhadores em postos de trabalho.

Os números revelam que de janeiro a dezembro de 2009 o município ofertou 24% de vagas a mais comparando com os inscritos. Outro índice positivo foi à colocação e efetivação dos trabalhadores no mercado de trabalho, sendo que dos encaminhados para entrevistas 89% foram efetivados e permaneceram nas empresas. Na mesma região alguns municípios conseguiram, ao longo do ano, manter apenas 23% dos trabalhadores nos postos de trabalho.

A expressividade da colocação dos trabalhadores nas vagas e o crescimento dentro das empresas se devem a grande quantidade de cursos de qualificação profissional que vem sendo oferecido pelo município, além das diversas parcerias. No ano passado, aproximadamente 600 pessoas entre jovens e adultos, de ambos os sexos, foram beneficiados com algum tipo de curso profissionalizante. Ainda com informações da Secretaria de Indústria e Comércio, e Agência do Trabalhador, mais de 3 mil pessoas passaram por cursos do município nos últimos cinco anos.

O Município também foi destaque em 2008, ficando entre os que mais geraram emprego naquele período na região, estando entre os quatro primeiros. Os dados foram veiculados no relatório apresentado pela SETP, baseados nos registros do Caged, que apontaram Umuarama, Pérola, Altonia e Cruzeiro do Oeste. O que se levou em conta foi o resultado entre demissões e contratações ocorridas durante aquele período.

Os números positivos surgiram através de ações do prefeito Zeca Dirceu, que envolvendo diversas secretarias de governo, com o objetivo de preparar pessoas para o mercado de trabalho, através dos Programas Pro-Gerar e Fábrica de Mão-de-Obra. Os programas juntos já ofertaram mais de 30 cursos para os cruzeirenses.  

O prefeito Zeca também destacou o excelente trabalho realizado pela secretaria da Indústria e Comércio na pessoa do secretário Wilson Gomes do Nascimento com a abertura e ampliação de diversas empresas na cidade, bem como, o desempenho da agência do trabalhador, na pessoa da coordenadora Rosária Nascimento e equipe, com a profissionalização dos trabalhadores e colocação no mercado de trabalho.

Cursos 2010 – O programa Fábrica de Mão de Obra realizado através da Secretaria de Indústria e Comércio, já começou suas atividades com os cursos de Facção Industrial nos períodos da manhã e tarde. Para os interessados estão abertas as inscrições para o curso de facção no período da noite, que começa a partir do mês de março.