Arquivos

Categorias

Gleisi pode cuidar do Bolsa Família no quarto governo Lula

A deputada federal e ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT) é um dos nomes cotados para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social no quarto mandato do presidente Lula (PT), informa Igor Gadelha no portal Metrópoles.

Segundo fontes do governo, relata o jornalista, o atual ministro da pasta, Wellington Dias (PT-PI), não deve permanecer no cargo. A ideia de Lula seria mandar o auxiliar de volta ao Senado para reforçar a base governista na Casa.

O Ministério do Desenvolvimento Social é uma das pastas de maior capilaridade. Ele é responsável, entre outras coisas, pela gestão do Bolsa Família, um dos principais programas sociais do país.

Segundo interlocutores, Lula pode indicar Gleisi para o ministério como uma compensação pelo fato de a aliada ter ido para o “sacrifício” nas eleições de 2026, quando ela disputou o Senado a pedido do presidente.

Gleisi acabou a disputa em quarto lugar. Ela ficou atrás dos bolsonaristas Filipe Barros (PL) e Deltan Dallagnol (Novo), que se elegeram, e de Alexandre Curi (Republicanos), que ficou em terceiro lugar.

(foto: Ricardo Stucker/PR)