Arquivos

Categorias

Eleição de Serraglio fortalece PMDB-PR

Gazeta do Iguaçu

Podem esperar. A noiva das eleições de 2014 no Paraná será o PMDB. Muito embora o senador Roberto Requião – derrotado no último sábado, 15, na disputa do comando do partido – defenda a candidatura própria, a vitória do deputado federal Osmar Serraglio agrada tanto o governador Beto Richa (PSDB) como a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), os dois principais protagonistas em 2014.

Serraglio venceu a chapa de Requião por 287 votos a 220 e foi apoiado por 11 deputados estaduais do partido e pela ala representada pelo ex-governador Orlando Pessuti, pelo senador Sérgio Souza e pelo ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Os deputados, Pessuti, Souza e Rocha Loures têm posições divergentes quanto à conjuntura de 2014.

PSDB/PT – Os deputados querem um alinhamento do partido a reeleição de Beto Richa. Além de Luiz Claudio Romanelli na Secretaria do Trabalho, a bancada peemedebista deve ganhar mais uma secretaria no governo Richa. “Uma coisa não tem nada a ver com outra”, desconversa o deputado Ademir Bier.

O senador Requião repudia o adesismo dos deputados que, por sua vez, lembram que Requião fez um governo “com tucanos do bico vermelho”. “Neste momento, os deputados do PMDB querem o melhor para o Paraná. A eleição de 2014 é outro momento, outra discussão”, disse Romanelli.

Já a ala de Pessuti, Souza e Rocha Loures está alinhada ao governo federal e deve trabalhar para partido seguir junto com o PT de Gleisi Hoffmann nas eleições de 2014. Pessuti e Loures têm cargos no governo federal e Souza é suplente de Gleisi no Senado Federal. “Temos candidato ao governo do Estado. E o nome dele é Pessuti”, diz Sérgio Souza.

Vices – Pessuti e Serraglio podem compor tanto a vice de Beto Richa quanto a de Gleisi. A eleição de Serraglio o fortalece como o vice preferido do PT e do PSDB. Ele é um deputado atuante e se notabilizou como relator da CPI do Mensalão. “Habemus (temos) vice”, reagiu ontem, com indisfarçável alegria, um tucano no Palácio do Iguaçu.

Serraglio fora convidado por Richa a solenidade de liberação de linhas de créditos para 20 mil taxistas paranaenses, mas o pano de fundo da conversa, não poderia ser outro do que a eleição de 2014. O deputado prega uma “convivência e parceria pacífica” tanto com o governo Beto Richa como com o governo Dilma Rousseff.

“Isto não impede que quem seja candidato desde logo comece a construir internamente o seu nome para que venha ser sagrado vencedor na convenção. Daí iremos como um exército unido para a vitória”, disse.

Deputados – Na composição da nova executiva estadual que vai dirigir o partido até 2014, os deputados estaduais dominam os principais cargos: Osmar Serraglio (presidente), Nereu Moura (1º vice-presidente), Luiz Claudio Romanelli (2º vice), Stephanes Jr. (3º vice), Orlando Pessuti (secretário geral), Emerson Antoniolli (1º secretário), Jonas Guimarães (tesoureiro), Luiz Eduardo Cheida (2º tesoureiro)

E ainda: Sergio Souza (1º vogal), Waldyr Pugliesi (2º vogal), Rodrigo Rocha Loures (3º vogal), Caíto Quintana (4º vogal), Ademir Bier (1º suplente), Alexandre Curi (2º suplente), Doático Santos (3º suplente) e Cesar Seleme (4º suplente).