Arquivos

Categorias

Pais de estudantes da ACDD protestam contra precariedade do transporte

Fernanda Regina – Megafone

Pais de portadores de necessidades especiais que estudam na ACDD (Associação Cristã dos Doentes e Deficientes) protestaram ontem (20) contra a falta de transporte adequado em Foz do Iguaçu. Os manifestantes realizaram uma caminhada pela Avenida 3, na Vila A, com faixas e palavras de protesto contra a atual situação.

A reivindicação pelo transporte adaptado já acontece há mais de um ano e hoje, após a manifestação dos pais e a afirmação de não mandariam mais os filhos à instituição, a prefeitura municipal enviou o comunicado de que os ônibus especiais começar a circular na próxima segunda (26).Atualmente os estudantes são transportados de forma precária, com veículos sem rampa de acesso, adaptações para cadeiras de rodas, assentos adequados e ar condicionado – necessário devido às altas temperaturas e o tempo de trajeto. O embarque de alguns alunos precisa ser realizado com a ajuda do motorista e dos pais.

“São crianças especiais, como minha filha que tem 13 anos e pesa 50 quilos. Para entrar com ela no ônibus tem que ser eu mais um pegador. Ela vai num banco normal, com má postura, cinto machucando”, declarou Edmeire Brandão, mãe de uma das estudantes à Rádio Transamérica. “A criança sofre até chegar na escola”.

A responsabilidade neste tipo de transporte é do governo estadual, porém, a prefeitura é quem mantém o funcionamento. Conforme a nota enviada hoje, o prefeito Paulo Mac Donald autorizou um aditivo contratual para a disponibilização de dois ônibus adaptados para fazer o transporte.

O comunicado informa ainda que o Ministério Público anunciou que irá oficiar o governo do Paraná para que também cumpra sua parte na melhoria do serviço.

Megafone – Fernanda Regina@fernanda_rcunha