Arquivos

Categorias

MEIRELLES DEFENDE ALTA DOS JUROS PARA CONTER INFLAÇÃO

Por Josias de Souza, na Folha Online:

O presidente do BC, Henrique Meirelles, disse nesta terça (13) que não há remédio mais eficaz contra a inflação do que os juros. Meirelles proferiu palestra em evento batizado de Fórum da Liberdade. Deu-se na Universidade Católica, em Porto Alegre (RS). 

Depois de sua exposição, ele respondeu a perguntas. Eis uma das questões: o manuseio da taxa de juros é a única forma de controlar a inflação? “A curto prazo”, disse Meirelles, “o meio mais eficiente, eficaz e comprovado no mundo inteiro de controlar a inflação é a taxa básica de juros do Banco Central”. 

LEIA MAIS

Meirelles defende alta dos juros para conter inflação

Meirelles defende alta dos juros para conter inflação

Por Josias de Souza, na Folha Online:

O presidente do BC, Henrique Meirelles, disse nesta terça (13) que não há remédio mais eficaz contra a inflação do que os juros.

Meirelles proferiu palestra em evento batizado de Fórum da Liberdade. Deu-se na Universidade Católica, em Porto Alegre (RS). 

Depois de sua exposição, ele respondeu a perguntas. Eis uma das questões: o manuseio da taxa de juros é a única forma de controlar a inflação?

“A curto prazo”, disse Meirelles, “o meio mais eficiente, eficaz e comprovado no mundo inteiro de controlar a inflação é a taxa básica de juros do Banco Central”. 

A frase de Meirelles reforça uma impressão que se espraia pelo mercado financeiro: a de que o BC deve elevar os juros.

Meirelles contou que há no governo um debate interno sobre as diversas ferramentas que podem ser usadas no combate à inflação. 

Mencionou duas delas: a abertura de mercados e a desoneração de investimentos. Podem funcionar, reconheceu. Mas só no longo prazo.

Disse que essas fórmulas ideais não substituem os juros, cuja eficiência é mais imediata. Durante a palestra, Meirelles contestou as críticas ao suposto conservadorismo do BC no combate à inflação.

“Preocupa-me […] quando se questiona e se mantém a discussão, como eu tenho visto bastante nos jornais, sobre a real necessidade de se dar tanto valor ao poder de compra da moeda ou sobre a metodologia, os remédios para se manter o poder de compra da moeda”. 

Um dos críticos mais contumazes à gestão do ex-tucano Meirelles é o presidenciável do PSDB, José Serra, cujo nome Meirelles esquivou-se de mencionar. 

O presidente do BC voltou a enfatizar a importância de manter a inflação dentro da meta –4,5% para o ano de 2010: 

“Inflação na meta significa diminuição do grau de risco [da economia], aumento do investimento e diminuição de juros reais ao longo do tempo”.

Ou seja, no curto prazo, deve-se aguardar por uma elevação dos juros na próxima reunião do Copom (Conselho de Política Monetária).