Arquivos

Categorias

Tucano denuncia prefeito no MP

Indignado com a gastança do dinheiro público, Juarez Silva dos Santos, protocolou denúncia junto ao Ministério Público de Foz do Iguaçu no final de fevereiro, pedindo explicações sobre o pagamento a órgãos de comunicação da cidade e região, feito pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT). Segundo Juarez Santos, que é comerciante, com os gastos divulgados pela própria Prefeitura através do Órgão Oficial do Município, na ordem média de R$ 400 mil a cada três meses (o relatório é trimestral segundo exigência da Lei Orgânica do Município), daria para construir quase um posto de saúde por mês ou 15 casas populares.  Leia matéria completa em Reportagens.

Tucano denuncia prefeito no MP

Tucano denuncia prefeito no Ministério Público

Foto do prefeito estampada a exaustão em coluna social, motivou o interesse da comunidade em querer saber mais sobre os gastos com a imprensa

Indignado com a gastança do dinheiro público, o cidadão Juarez Silva dos Santos, protocolou denúncia junto ao Ministério Público de Foz do Iguaçu no final de fevereiro, pedindo explicações sobre o pagamento a órgãos de comunicação da cidade e região, feito pela Prefeitura Municipal. Segundo Juarez Santos, que é comerciante na cidade, com os gastos divulgados pela própria Prefeitura através do Órgão Oficial do Município, na ordem média de R$ 400 mil a cada três meses (o relatório é trimestral segundo exigência da Lei Orgânica do Município), daria para construir quase um posto de saúde por mês ou 15 casas populares.

O comerciante explicou os motivos que o levaram a recorrer ao Ministério Público. “Num momento em que a cidade atravessa uma das mais sérias crises econômicas de sua história, com grande parte da população desempregada, não é justo que a Prefeitura gaste esse monte de dinheiro com publicidade. Existem coisas muito mais importantes para resolver com esse dinheiro e aliviar a vida das pessoas mais necessitadas”.

O pedido de Juarez ao Ministério Público gerou um requerimento protocolado na Secretaria da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, de autoria do vereador Valentim Gustavo da Silva, solicitando a instauração de uma Comissão de Inquérito para averiguar os gastos da gestão do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi com a imprensa. Ele tomou como base o pagamento feito a um colunista social de jornal da região, para divulgar eventos na área de turismo, mas que na verdade quase nada sobre o assunto foi divulgado. Ao mesmo tempo em que nesse período, a fotografia do prefeito Paulo Mac Donald aparecia exaustivamente na coluna do jornal sem nenhuma explicação, o que caracteriza, segundo o vereador, promoção pessoal paga com dinheiro público.

Ainda segundo o denunciante, o volume de dinheiro repassado para jornais, agências de propaganda, TVs e rádios é maior do que os gastos praticados nas administrações de Daijó e Samis. “A população precisa saber a verdade dos fatos. Quem recebe, é claro, não falar nada. Mas nós estamos aqui para
Denunciar. O povo também pode e deve ficar atento”.