Written by 17:08 Cotidiano, Economia, Personagens, Politica

3° ato contra o aumento da passagem em Curitiba acontece nesta segunda

manifestacao2

da Gazeta do Povo

Está programado para esta segunda-feira (17) uma nova manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em Curitiba. O III Ato em Apoio ao Movimento Nacional contra o Aumento da Passagem é organizado pelo Facebook contava com mais de 10 mil pessoas confirmadas até as 14 horas deste domingo (16).

Além da redução imediata da tarifa dos ônibus, a pauta da manifestação faz referência a opressão e criminalização dos movimentos sociais, a luta pelo passe livre estudantil, a reivindicação de melhorias na mobilidade urbana e repúdio aos gastos do governo federal na Copa do Mundo.

O protesto em Curitiba desta segunda-feira está agendado para às 18h. O trajeto da manifestação não é informado na página, mas organizadores da marcha disseram na sexta-feira que a rota da manifestação deve permanecer igual. O grupo deve se reunir inicialmente na Boca Maldita, próximo a Praça Osório, na Rua XV, e partir em direção a Praça Tiradentes, percorrendo pela Rua Barão do Cerro Azul e seguindo Pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

O movimento reúne grupos como a Organização das Farofadas, Marcha da Maconha, Marcha das Vadias e integrantes de partidos políticos. A manifestação também pretende divulgar a “Farofada pelo Transporte Público”, marcada para o próximo dia 21 de junho.

Manifestações anteriores

Na última sexta-feira (14), cerca de 700 manifestantes (nas contas do blog, eram mais de 2 mil) protestaram contra o aumento no valor das passagens de ônibus e a violência policial na repressão de protestos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Os jovens, munidos de apitos, cartazes, narizes de palhaço e baterias, percorreram o centro da cidade.

A primeira manifestação na capital paranaense sobre o aumento das passagens ocorreu na quinta-feira (13) e cerca de 150 pessoas se concentraram na Boca Maldita. Não houve registro de tumultos.

Farofada do Transporte
A 2° Farofada do Transporte está programada para as 18 horas do dia 21 de junho, próxima sexta-feira, e até o começo da tarde deste domingo 19 mil pessoas haviam confirmado presença no evento pelo Facebook. De acordo com informações da página, a mobilização tem como principal queixa a situação do transporte público na capital paranaense.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close