0 Shares 300 Views

Richa empossa novo presidente da Copel e destaca empresas públicas paranaenses

28 de março de 2017
300 Views

Governador Beto Richa participa da posse do novo presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter (C), no lugar de Luiz Fernando Vianna, que assumiu a diretoria brasileira da Itaipu Binacional. Curitiba, 27/03/2017. Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governador Beto Richa disse que o prestígio que as empresas públicas paranaenses conquistaram no cenário nacional, nos últimos anos, são resultados da governança adotadas Governo do Estado. A afirmação foi feita durante a posse do novo presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Antonio Sérgio de Souza Guetter, nesta segunda-feira (27), em Curitiba. Guetter, que é engenheiro, substitui Luiz Fernando Vianna que assumiu a diretoria-geral brasileira da Itaipu, também nesta segunda-feira.

“Com o programa de governança implantado pelo nosso governo, a Copel, Sanepar e Porto de Paranaguá se tornaram referência nacional. Os vigorosos investimentos e a gestão comprometida com resultados classificam-nos como referências em suas áreas de atuação”, afirmou o governador.

Richa destacou os investimentos da Copel no Estado: nos últimos seis anos foram em média R$ 13 bilhões. “São ações que demonstram o bom momento que o Paraná está vivendo”, afirmou. Ele ressaltou também o comprometimento do novo presidente da Copel contribuir com o desenvolvimento do Estado. “A relação de confiança que tenho com o Guetter é antiga. Ele, ao lado de seu antecessor, Luiz Fernado Vianna, contribuiu para a construção do meu plano de governo na área estratégica de energia”, disse.

DESAFIOS – Durante a cerimônia, que também foi prestigiada pela vice-governadora Cida Borghetti, Gueter disse que o maior desafio de sua gestão será ampliar os investimentos da Copel em infraestrutura, para agregar valor às empresas paranaenses e aumentar o nível de competitividade do Estado. “Pretendemos investir fortemente no Paraná para melhoria dos nossos serviços e conforto dos paranaenses”, adiantou. Somente a Copel Distribuidora investiu R$ 500 milhões no Paraná, no ano passado.

Os projetos de sustentabilidade ambiental e financeira continuam ativos na nova gestão. Gueter explicou que a sustentabilidade “é fator de decisão para as iniciativas da Copel” e por isso estimulará a disciplina financeira para investir em projetos que não agridam o meio ambiente. “Temos investido em energias renováveis e em serviços para diminuir as deficiências energéticas”, disse.

E nesse quesito, a parceria com a Itaipu, que agora passa a ser dirigida pelo ex-presidente da Copel Luiz Vianna, será fundamental. “Já estamos discutindo projetos complementares de pesquisas para energias renováveis e equipamentos que podem compor nossa rede e beneficiar a população”,

PERFIL – Gueter, que é funcionário de carreira, ingressou na Copel em 1987 e desde então atuou em diretorias e cargos técnicos da estatal. Seu último cargo antes da nomeação para presidência foi de diretor-presidente da Copel Distribuições, maior empresa do Grupo Copel. É engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná e mestre em finanças e em administração e com especializações internacionais.

COPEL- Guetter vai conduzir a maior empresa do Paraná, segundo o ranking da Revista Amanhã e a melhor distribuidora de energia da América Latina de 2016, de acordo com a Comisión de Integración Energética Regional (Cier). Os investimentos da companhia no setor garantiram, pela 11.ª vez, o lugar da Copel no grupo das 34 empresas mais sustentáveis da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa), em 2017.

A companhia opera o sistema elétrico paranaense com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e sistema óptico de telecomunicações, que integram os 399 municípios paranaenses e em um de Santa Catarina (Porto União). A Copel efetua mais de 70 mil novas ligações por ano.

PRESENÇAS- Participaram da solenidade o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Adhemar Traiano; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; os deputados estaduais Alexandre Curi e Helio Rush; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Serginho do Posto.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.